Início do conteúdo

Bibliotecas


Apresentação

O Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e tem por natureza coordenar a política biblioteconômica institucional, gerenciar e disseminar a informação, promovendo o conhecimento e o desenvolvimento das bibliotecas da instituição, proporcionando meios de compartilhamento de serviços e produtos. As Bibliotecas do IFSertãoPE estão vinculadas administrativamente às Direções de Ensino dos seus respectivos campi e tecnicamente ao Sistema Integrado de Bibliotecas.

Historicamente, a primeira tentativa de um trabalho sistêmico das bibliotecas se deu com a criação da coordenação de acervo institucional, em 2011. Após uma reestruturação no organograma institucional, foi criado o Sistema Integrado de Bibliotecas do IFSertãoPE e, em 2019, através da resolução n.º 2 do Conselho Superior (Consup), foi instituído o regulamento do Sibi IFSertãoPE, que estabelece a sua finalidade e define as suas competências. A estrutura do Sibi IFSertãoPE é composta por uma coordenação e uma vice-coordenação sistêmicas, um comitê deliberativo e as comissões de estudos e trabalhos temáticos.

O Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) do IFSertãoPE tem por finalidade propor, assessorar e acompanhar a tomada de decisão no âmbito institucional no que se refere à gestão de suas bibliotecas. Trabalhamos com o desenvolvimento de produtos e serviços informacionais para amparar as ações educacionais do ensino, pesquisa, inovação e extensão do IFSertãoPE. Confira, abaixo, os nossos principais serviços:

   

 

 

Contato: Sistema Integrado de Bibliotecas | sibi@ifsertao-pe.edu.br | (87) 2101-2350 | Instagram: @sibifsertaope


Coordenação do Sibi 

  • Coordenadora: Naíra Michelle Pereira Alves
  • Vice-coordenadora: Rosangela Silva de Carvalho

Apoio Pedagógico ao Professor

Ciências Agrárias

Ciências Biológicas

Ciências Exatas e da Terra

Ciências da Saúde

Ciências Humanas

Ciências Sociais Aplicadas

Engenharias

Linguística, Letras e Artes

Áreas Diversas e Multidisciplinares

Orientações para depósito de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nas bibliotecas do IFSertãoPE

O Sistema Integrado de Bibliotecas do IFSertãoPE (Sibi) gerencia o Repositório Institucional Leituras Abertas (Relei@), um ambiente digital utilizado para armazenar, organizar e disponibilizar a produção científica e acadêmica da nossa comunidade. A disseminação desse conteúdo promove a comunicação da ciência de forma globalizada entre seus pares, assim como torna visível o retorno à sociedade dos trabalhos e pesquisas do IFSertãoPE. Dentro desse contexto, o nosso repositório pode ser acessado no seguinte endereço: releia.ifsertao-pe.edu.br.

Para garantir o acesso aberto a essas publicações, as bibliotecas do Sibi passam a adotar os depósitos dos TCC pela sua comunidade acadêmica, em todos os campi, somente em formato digital, dispensando o formato em papel e CDs.

Com o objetivo de facilitar e orientar o passo a passo no processo de depósito destes trabalhos, elencamos os seguintes passos:

1. Após a defesa do TCC e possíveis correções sugeridas pela banca examinadora, o(a) aluno(a) deve gerar a ficha catalográfica do seu trabalho no sistema de Geração de Ficha Catalográfica Online (Geficat), seguindo as normas ortográficas e gramaticais da língua portuguesa. Exemplo: Título com inicial maiúscula e demais palavras em minúsculas (exceto nomes próprios, etc.), assim como as palavras-chave.

2. Após a elaboração da ficha, deve-se inseri-lá na página seguinte a folha de rosto no TCC.

3. O TCC deve ser salvo em arquivo com o título em caixa alta e em formato pdf.

4. Com a aprovação da versão final do TCC pelo orientador(a),o aluno(a) solicita ao mesmo(a) uma “autorização de submissão do TCC ao repositório institucional leituras abertas – RELEIA”.

5. Em posse da última versão do TCC corrigido e completo (incluindo a ficha catalográfica,  páginas devidamente numeradas, etc.) e da autorização de submissão do TCC ao repositório institucional leituras abertas – RELEIA, ambos arquivos em formato pdf, enviá-los para o e-mail correspondente da biblioteca do seu campus, com cópia para o (a) professor (a) orientador (a)e/ou professor responsável pelo TCC.

6. Após a confirmação de recebimento e leitura do e-mail pela biblioteca, juntamente com a conferência dos arquivos anexados, será depositado no RELEIA em um prazo de até 72 horas, em dias úteis.

7. Será encaminhada a URL gerada do trabalho ao discente, confirmando, assim, o depósito no repositório. Caso necessário, será enviado uma declaração de comprovação de depósito.

Clique aqui para baixar a autorização de submissão de TCC ao repositório institucional.

 

Última atualização em 16/04/2024

Fim do conteúdo