Alunos
VI Fórum Discente de Assistência Estudantil promoveu diálogos entre estudantes e Gestão do IFSertãoPE
O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) realizou, entre os dias 22 e 24 de outubro de 2025, o VI Fórum Discente de Assistência Estudantil, que este ano teve como tema “Diálogos que transformam: protagonismo e diversidade no Sertão”. O evento reuniu, em Petrolina, mais de 220 estudantes de todos os campi do Instituto, além de servidores e convidados em uma programação diversificada, marcada por debates, palestras e atividades de integração. As atividades começaram na quarta-feira (22), no Parque Aquático Ilha do Sol, com o credenciamento, acolhimento e integração dos participantes. O momento inicial foi voltado à socialização dos estudantes.
Na manhã de quinta-feira (23), a programação teve continuidade no auditório da Faculdade de Petrolina (Facape) e envolveu palestras sobre “Orçamento e Administração”, apresentada pelo reitor Jean Alencar; “Acesso, Permanência e Êxito”, com o pró-reitor de Ensino, Eudis Teixeira; “Protagonismo Acadêmico”, ministrada pelo egresso Wilky Libório. Wilky, que atua como advogado, compartilhou a sua trajetória e destacou o papel transformador da educação pública na vida dos estudantes do Sertão.
Os estudantes também participaram de palestras sobre Inclusão e Diversidade nas Escolas, apresentada pelo professor Thiago Coelho, e Iniciação Científica e Extensão, ministrada pela professora Kamilla Barreto, ambos do campus Petrolina. Para a estudante indígena do Povo Truká, Valéria Barros, (nome indígena Kângri Truká), que cursa Tecnologia em Alimentos no campus Salgueiro, participante do Fórum pela primeira vez, o evento é fundamental para fortalecer a luta estudantil. “O aluno que está por dentro do que acontece na Instituição consegue conquistar mais coisas”, afirma.
No turno da tarde, os estudantes se reuniram em grupos de trabalho para aprofundar discussões sobre os seis eixos temáticos do evento: 1) Acesso, Permanência e Êxito; 2) Movimento Estudantil; 3) Protagonismo Acadêmico; 4) Orçamento e Administração; 5) Iniciação Científica e Extensão; 6) Atendimento ao Estudante. “As discussões nos grupos de trabalho do Fórum Discente permitiram que os estudantes expressassem suas vivências, suas necessidades, seus anseios institucionais, à medida que compartilhavam ideias e construíam coletivamente propostas para fortalecer a participação e o protagonismo estudantil no espaço escolar”, avalia a Diretora de Políticas de Assistência Estudantil do IFSertãoPE, Valéria Coriolano.
O encerramento do fórum ocorreu nesta sexta-feira (24) e foi marcado pela realização da Plenária Geral, que contou com a participação ativa dos próprios discentes em um diálogo aberto com os gestores da instituição. Durante a sessão, foram apresentadas as principais propostas e reivindicações dos estudantes para cada um dos temas em discussão. Neste momento, os representantes discentes ressaltaram, entre outros aspectos, a necessidade de um maior fortalecimento das políticas de assistência estudantil, de forma a garantir a permanência e o êxito de todos os estudantes que fazem parte do IFSertãoPE.
O estudante do curso técnico em Agroindústria do Campus Ouricuri, Thiallison Silva, participou do Fórum Discente pela primeira vez e destacou a importância do evento para os estudantes: “Para mim, que sou representante de uma turma de Agroindústria, o evento foi uma oportunidade de trabalhar de forma coletiva entre todos os estudantes”. “É bem enriquecedor para nós, alunos, podermos debater sobre o nosso campus, as dificuldades que estamos tendo e também conhecer a realidade de outros campi que a gente não conhecia”, defendeu o estudante de Gestão de Tecnologia da Informação do Campus Floresta, Airton Martins.
Para o reitor Jean Carlos Coelho de Alencar, o VI Fórum Discente foi um momento de resgate do protagonismo dos estudantes no IFSertãoPE, que puderam ficar à vontade para trazer suas demandas, dificuldades, vivências, angústias e também muitas sugestões. “Recebemos muitas informações, dúvidas e sugestões importantes dos alunos sobre uma infinidade de pautas. Agora, vamos trabalhar para conseguir prestar contas, no próximo Fórum, sobre as soluções que adotamos”, revela o reitor.
Texto: Larissa Lins e Tito Souza / Ascom
















