Início do conteúdo

IFSertãoPE certifica 46 novos empreendedores do Sertão Pernambucano


A noite da última terça-feira (14) foi de celebração de talentos do Sertão de Pernambuco. Foi realizada, no auditório da Fundação Nilo Coelho, em Petrolina, a certificação de 46 novos empreendedores no curso “Seja Empreendedor”, ação integrante do Programa de Apoio ao Empreendedorismo (Paem) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).

O Paem é uma iniciativa pioneira desenvolvida pelo IFSertãoPE em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, com apoio do Sebrae. O objetivo é estimular a cultura empreendedora e capacitar microempreendedores e autônomos na região.

A solenidade desta terça-feira celebrou a conclusão das turmas de Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Além destas, o IFSertãoPE também implantou turmas em Floresta, Serra Talhada, Ouricuri e Salgueiro, que serão certificadas ao longo das próximas semanas. O itinerário formativo do curso “Seja Empreendedor” contemplou discussões e atividades sobre cada etapa necessária para o desenvolvimento de um novo negócio.

O Diretor de Fomento do Ministério do MEMP, Marcelo Strama, participou remotamente da cerimônia e destacou o papel do IFSertãoPE no desenvolvimento regional. “Vocês são muito agraciados de contar com o Instituto Federal, que dá esse suporte para todos vocês. A gente acompanhou desde o nascimento desse projeto, onde a gente viu a dedicação da Reitoria, dos professores. Eu quero dizer a todos vocês que contem com o ministério, vocês têm um parceiro muito grande aqui”, afirmou Strama.

A certificação celebrou a conclusão de 70 horas de formação prática dos novos empreendedores em diversas frentes que envolvem o esforço de empreender. “Nós tivemos um clamor muito grande por parte dos alunos de mais cursos, de permanecer a qualificação , da gente realizar feiras, cursos mais específicos na área de microempreendedorismo”, celebrou a Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFSertãoPE, Adeísa Carvalho.

Bianca Manoela Silva foi uma das empreendedoras certificadas no curso “Seja Empreendedor”. A jovem já trabalhava com a produção e venda de salgados e viu no Paem a oportunidade de alavancar o negócio. “Eu pude aprender como montar a empresa, do início até o fim. Para mim, foi importante, principalmente, a questão do marketing e redes sociais. Eu tinha certa dificuldade com essa área e no curso eu aprendi do A ao Z. Foi muito enriquecedor para mim”, comemorou Silva. Agora, além de melhorar o próprio empreendimento, Bianca tem ajudado outras pessoas a também iniciarem um negócio próprio. “Eu pude dar um up para algumas amigas minhas, que estavam meio para baixo, sem perspectiva nenhuma e eu pude dividir meu conhecimento. Elas agora querem fazer o curso quando vier de novo”, explicou Silva.

O curso “Seja Empreendedor” é a primeira ação do Programa de Apoio ao Empreendedorismo – Missão Sertão. A expectativa agora é de novas ações dentro da iniciativa. “A ideia é que nós e nossos parceiros possamos continuar com as ações, dar seguimento com as feiras. então, naturalmente essas pessoas que se formaram aqui já têm o seu próprio negócio possam participar dessas feiras e, a partir daí, termos novos adeptos, novas pessoas e a gente fazer uma onda de inovação e empreendedorismo aqui no sertão”, enfatizou a Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFSertãoPE, Adeísa Carvalho.

O Reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar, destacou como os objetivos do Paem estão atrelados à missão dos Institutos Federais e o pioneirismo do IFSertãoPE com a concepção e desenvolvimento do programa. “A gente estar rodando esse piloto é muito gratificante. Quando você olha a ideia para a criação dos Institutos Federais lá atrás, a ideia é a gente chegar naqueles locais mais distantes do país, promovendo transformação naquele espaço. Então, o Paem é muito na linha daquilo de estar num lugar para levar educação e promover a transformação daquele espaço”, pontuou Alencar.

As próximas certificações do “Seja Empreendedor” serão no dia 16 de outubro, em Serra Talhada (com a presença também da turma de Floresta), e 20 de outubro, em Ouricuri (com os estudantes da cidade e de Salgueiro).

Jadir Souza/ Ascom

Fim do conteúdo