Início do conteúdo

IFSertãoPE ofertará 170 vagas em cursos de pós-graduação lato sensu com ingresso em 2025.2


O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) lançou, nesta terça-feira (29) o edital n.º 40/2025, que trata do processo seletivo unificado para ingresso de estudantes em cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela instituição. Ao todo, são 170 vagas disponíveis em diversos cursos de especialização gratuitos, com início previsto para o segundo semestre letivo deste ano. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas no período de 6 de maio a 6 de junho de 2025.

As oportunidades abrangem cinco cursos de pós-graduação lato sensu, sendo quatro na modalidade a distância (Pós-colheita de Produtos Hortifrutícolas, Metodologia do Ensino de Línguas, Gestão Escolar e Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) e um na modalidade presencial (Manejo de Solo e Água). As vagas estão distribuídas entre os sete campi do IFSertãoPE: Floresta, Ouricuri, Petrolina, Petrolina Zona Rural, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada.

Para se inscrever, os interessados deverão preencher o formulário eletrônico e anexar toda a documentação exigida, conforme o item 5 do edital. Entre os requisitos para inscrição, os candidatos devem possuir diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Do total de vagas disponíveis, 20% são reservadas para ações afirmativas, destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PcD).

O processo seletivo será composto por análise da documentação comprobatória e autodeclaração, conforme critérios definidos em tabelas de autoavaliação específicas para cada curso. A seleção será conduzida por uma comissão designada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip) do IFSertãoPE.

O resultado final está previsto para 11 de julho de 2025. As aulas serão realizadas conforme o calendário acadêmico de cada campus, com previsão de início ainda no segundo semestre deste ano.

Para mais informações sobre o processo seletivo, consulte o edital n.º 40/2025.

Texto: Tito Souza / Ascom

Fim do conteúdo