Desenvolvimento Institucional
IFSertãoPE recebe representantes do MPI e alinha ações para atendimento aos povos originários
O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) recebeu, nesta quinta-feira (31), uma comitiva do Ministério dos Povos Indígenas para discutir iniciativas voltadas aos povos indígenas da região atendida pelo instituto. Participaram da reunião o Reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar, e o Secretário-Executivo do MPI, Eloy Terena. Além deles, o encontro teve a participação de Pró-reitores e professores do IFSertãoPE e representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar, explicando ao Secretário-Executivo do MPI, Eloy terena, as ações que o instituto já desenvolve aos povos indígenas da região.
Durante a reunião, foram discutidas as possibilidades de desenvolvimento de diversas ações de transferência de tecnologia, utilizando a estrutura e experiência da equipe do IFSertãoPE. Para o reitor do instituto, professor Jean Carlos Coelho de Alencar, a parceria com o MPI é uma oportunidade de fortalecimento das políticas públicas de educação voltadas para os povos indígenas já desenvolvidas pelo IFSertãoPE. “A gente sai da reunião com a sensação de que, a partir de agora, vamos poder realmente contar com esses laços mais próximos, para a gente poder firmar algumas ações”, avaliou Alencar.
Dentre as iniciativas debatidas na reunião, está um projeto envolvendo capacitações em diversas áreas, que devem ser ofertadas a etnias tanto de Pernambuco, quanto da Bahia. Além das ações formativas, o IFSertãoPE apresentou ao ministério a proposta de, após as capacitações, implantação de infraestruturas para a aplicação dos conhecimentos adquiridos e a consequente geração de renda.
Para o Secretário-executivo do MPI, Eloy Terena, a parceria com o IFSertãoPE no desenvolvimento dessas ações é estratégica, considerando o reconhecimento que o instituto já tem junto aos povos indígenas dos sertões de Pernambuco e Bahia. “Nós não queremos inventar nada, tirar nenhuma coisa da cartola. Nós queremos apoiar aquilo que já está em andamento nas comunidades indígenas, focando no fomento. Nós queremos chegar nas comunidades indígenas aliado com o IFSertãoPE para transferir tecnologias voltadas para a sociobioeconomia”, explicou Terena.

IFSertãoPE e Uneb entregaram carta de intenção ao MPI com a proposta de novos cursos de graduação e pós-graduação para povos indígenas
Outra instituição importante na implantação das ações discutidas é a Uneb. Na reunião, o IFSertãoPE e a universidade apresentaram ao MPI uma carta de intenção com a proposta de oferta de um curso de graduação na área de agronomia e uma pós-graduação Stricto Sensu em Educação Escolar Indígena voltados para povos indígenas, fruto de parceria interinstitucional entre as duas Instituições de Ensino Superior (IES). “É uma possibilidade de um trabalho em rede com diversas ações que vão fortalecer nossos cursos de graduação e de pós-graduação, sempre em uma perspectiva de atendimento dos povos originários e quilombolas”, comentou a Diretora do Campus Barreiras da Uneb, Simone Coité.
As primeiras ações acertadas durante a reunião com o MPI, como as capacitações, devem começar a ser implementadas ainda em 2025. O ministério e o IFsertãoPE também estudam a possibilidade de o instituto realizar um diagnóstico de demandas de políticas públicas de povos indígenas de todo o Nordeste. “O Ministério dos Povos Indígenas se colocou como articulador para as demandas dos povos indígenas e o IFSertãoPE vai ser um mediador de políticas para os povos do Nordeste. A gente, do IFSertãoPE, vai articular junto a Rede Nordeste Saberes Indígenas na Escola essas iniciativas”, explicou a Coordenadora do Saberes Indígenas na Escola, a professora do IFSertãoPE, Edivânia Granja.
Ainda dentro da agenda da comitiva no Sertão Pernambucano, o Secretário-Executivo do MPI, Eloy Terena, visitou, na sexta-feira (01/08), alguns territórios indígenas na região. Acompanhado do reitor do IFSertãoPE, de representantes da pró-reitoria de Extensão e de parte da equipe do Programa Saberes Indígenas na Escola, o Secretário-Executivo esteve no Território Truká, em Cabrobó, e no Território Tuxá, na região de Rodelas, na Bahia.
Jadir Souza/Ascom