Mesmo em meio a dificuldades orçamentárias, IFSertãoPE considera 2023 um ano positivo

Encerrando 2023, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) destaca um cenário marcado por significativo crescimento e conquistas, reafirmando seu compromisso contínuo com a educação e o desenvolvimento regional.

No campo da Pesquisa, o IFSertãoPE teve 44 pesquisadores incluídos no ranking mundial do AD Science Index.O AD Science Index é uma plataforma que organiza, compila, classifica e publica rankings de instituições e pesquisadores em todo o mundo, avaliando o alcance e a influência de suas publicações científicas. Nesse contexto, ter pesquisadores ali destacados indica que as pesquisas foram bem recebidas pela comunidade acadêmica internacional. Além disso, a Instituição passou a fazer parte da rede Integra, fortalecendo seu portfólio de produção institucional e propriedade intelectual. O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSertãoPE, Kelsen de Oliveira, apresenta para 2024 uma série de metas e iniciativas visando fortalecer e expandir suas atividades. Com o objetivo de promover o desenvolvimento acadêmico e científico, a Instituição pretende manter ou ampliar a quantidade de meses das bolsas institucionais.

O IFSertãoPE viu suas matrículas crescerem em diversas modalidades de ensino, incluindo o Ensino Médio Integrado, Subsequente e Graduação. A oferta de cursos de Pós-Graduação e a implementação de cursos EAD ampliaram ainda mais o alcance da Instituição. O Instituto implantou ainda novos cursos em 2023. Entre eles, destacam-se um curso de Especialização, três de Bacharelado com início em 2024, dois de Licenciatura, dois de Mestrado, um de Ensino Médio Integrado e 43 de Formação Inicial e Continuada (FIC). Para os Processos Seletivos, uma das principais formas de Ingresso, o setor responsável adotou um novo sistema (SGC do IFRN), constituiu comissões para elaboração de documento norteador para oferta de vaga para PcD na Ampla, formou comissões de heteroidentificação e publicou vídeos em Libras sobre os principais tópicos dos editais PS2024.

Apesar das conquistas durante o ano, o IFSertãoPE enfrentou algumas dificuldades orçamentárias. O Pró-Reitor de Orçamento e Administração, Jean Alencar, ressaltou a incerteza no início do ano devido aos cortes e congelamentos no orçamento, o que impactou a programação de investimentos da Instituição. Contudo, ao longo do ano, a possibilidade de recomposição orçamentária trouxe alívio, permitindo ajustes nas unidades e equilibrando o orçamento de acordo com o aumento de matrículas dos campi. “Conseguimos melhorar o orçamento de algumas unidades, que já tinham todo um processo de aumento de matrículas, e pelo cenário de manutenção de orçamento ou de corte, não tínhamos como acompanhar esse aumento. Nesse momento, com a recomposição, nós pudemos rodar a distribuição do orçamento, olhando a metodologia da matriz orçamentária.”

Para a reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, o ano de 2023 foi marcado por grandes sucessos nas áreas de infraestrutura, materiais e equipamentos. Ela destaca a construção do refeitório no campus Floresta, a reforma das salas de aula do campus Salgueiro e o investimento em tecnologia, como a expansão do WiFi em todas as unidades. Em termos orçamentários, essas obras demandaram um aporte financeiro de R$ 4.505.548,55. Para o ano que se inicia, a Instituição planeja intensificar as ações e o desenvolvimento do IFSertãoPE. “Temos reunido todas as pastas e essas com as respectivas de cada campus para o planejamento de suas demandas no que diz respeito a cada especificidade, de modo que os projetos possam ser desenvolvidos e os resultados alcançados conforme este planejamento”, conclui a Reitora.

O IFSertãoPE realizou, ainda, com sucesso, consulta à comunidade para escolha dos novos gestores da Reitoria e dos Campi, para o período de 2024 a 2027. Somada às demais realizações ao longo do ano, as eleições reforçam não apenas o compromisso da Instituição com a democracia e formação da cidadania dos estudantes, mas também a busca ativa pela contribuição para com o desenvolvimento do Sertão Pernambucano.

Reportagem: Yanne Carolina
Supervisão: Larissa Lins / Ascom