Internacionalização
Participantes de Summer University 2025 na Suíça estiveram na Reitoria e apresentaram relatos de missão acadêmica
Nesta segunda-feira (1º), o reitor do IFSertãoPE, professor Jean Carlos Coelho Alencar, conduziu uma reunião com a equipe responsável pela missão acadêmica realizada na Suíça em julho deste ano. O encontro teve como objetivo avaliar os resultados da participação da instituição no Summer University 2025, promovido pela Universidade de Viticultura e Enologia de Changins, em Nyon, e definir os próximos passos da cooperação internacional.
Estiveram presentes a coordenadora de Relações Internacionais, Sarah Rachel, que acompanhou as alunas durante a viagem; o diretor-geral do Campus Petrolina Zona Rural (CPZR), Vitor Lorenzo, a servidora Tatiane Xavier (membro do Comitê de Internacionalização do campus) e as alunas que participaram da experiência internacional: Taires Gomes e Sabrina Menezes (Agronomia), Maria Tainara, Viviane Quintas, Nathaly Belliero e Iasmin Vieira (Viticultura e Enologia).
Durante a reunião, foram discutidas a relevância da participação do IFSertãoPE no Summer University 2025, que reuniu estudantes e pesquisadores de diversos países; a importância da mobilidade discente, tanto pela experiência acadêmica quanto pela vivência cultural das alunas em cidades da Suíça e da França; o potencial de novas parcerias institucionais com universidades e centros de pesquisa visitados e as perspectivas de ampliação da cooperação internacional, incluindo novas edições do programa, a recepção de estudantes estrangeiros e o fortalecimento dos vínculos técnicos e científicos.
Com a avaliação dos resultados e o planejamento de novas ações, o IFSertãoPE reafirma seu compromisso em oferecer oportunidades que ultrapassam fronteiras e enriquecem a formação de seus estudantes. Além de Nyon, as estudantes tiveram oportunidade de conhecer outras cidades, como Genebra, Berna, Lavaux, Valais, Gruyére, região da Borgonha em Beune (França) e Jura (França), em uma ampla programação que envolveu oficinas, visitas técnicas e atividades culturais.
Texto: Larissa Lins / ASCOM