Projeto Sinalário Institucional no IFSertãoPE promove inclusão e acessibilidade para a comunidade surda

O Sinalário está disponível no canal do Youtube IFSertãoPE TV Oficial

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) lançou, recentemente, o projeto “Sinalário Institucional”, uma iniciativa voltada para a promoção da inclusão social e educacional da comunidade surda no âmbito do Instituto. O Sinalário, que compreende um conjunto de expressões da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), visa organizar termos institucionais, de ensino, pesquisa, extensão e administração, proporcionando uma comunicação mais eficaz para a comunidade surda.

O projeto foi desenvolvido em diversas etapas pela equipe do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) da Reitoria, em colaboração com diversos membros, incluindo um aluno do campus Petrolina Zona Rural e dois ex-alunos surdos. As etapas incluíram pesquisa na Rede Federal para identificação de sinais existentes, criação de novos sinais, discussões, gravação dos sinais e divulgação através da página oficial do IFSertãoPE no YouTube.

A primeira fase do projeto foi concluída com um encontro presencial na Reitoria

A coordenadora do Napne na Reitoria, Tatiane Lemos Alves, liderou o projeto com a colaboração das intérpretes de Libras Tamires Andrade Souza e Roberta de Sá Monteiro, além de intérpretes de Libras dos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta e Salgueiro. “O IFSertãoPE reafirma seu compromisso com a diversidade e a igualdade, destacando o Projeto Sinalário Institucional como um passo significativo em direção a um ambiente acadêmico mais inclusivo para todos”, afirma Tatiane.Para a reitora Leopoldina Veras, “o Sinalário é uma ferramenta de apoio que permitirá maior interação com as pessoas surdas. O IFSertãoPE está sempre comprometido com a inclusão e a acessibilidade na Instituição, pois não podemos deixar ninguém de fora”.

Acesse aqui o Sinálario Institucional do IFSertãoPE.

Texto: Larissa Lins / Ascom