Início do conteúdo

Servidores do IFSertãoPE participam de quatro dias de imersão em gestão e planejamento


Quatro dias de discussões e formação para otimizar os processos gerenciais no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Assim foi o 5 Encontro de Administração e Planejamento do IFSertãoPE. Entre terça-feira (26) e sexta-feira (29), servidores de todas as unidades do instituto debateram projetos, programas e fluxos da instituição e como melhorar as práticas já existentes. “O Encontro de Administração nos permitiu tirar algumas dúvidas, trocar experiências e conhecimentos com os colegas da nossa instituição e de outras instituições”, destacou a Pró-Reitora de Orçamento e Administração do IFSertãoPE, Fabrícia Nadja Freire.

Parte do encontro foi dedicada à formação dos participantes em oficinas. Foram realizadas cinco oficinas: “Tesouro Gerencial básico para DAPs”, “Do Zero à Contratação: Oficina Contrata Mais Brasil”, “SIADS na prática”, “Retenções Tributárias aplicadas ao IFSertãoPE” e “Aplicação de sanções em processos administrativos contratuais: teoria e prática”. A partir das formações, foram elaborados planos de ação de cada tema para serem aplicados no IFSertãoPE e que foram socializadas no último dia entre todos os servidores.

Além dos servidores do IFSertãoPE, o 5º Encontro de Administração e Planejamento teve a participação de pessoas de outros institutos do país. Um dos convidados foi o Diretor-adjunto de Materiais e Serviços do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Para ele, a participação no evento do IFSertãoPE é uma forma de fortalecimento da Rede Federal. “Essa ação é muito importante dentro da nossa rede, porque aproxima os institutos e traz experiências distintas”, avaliou Berto.

Este ano, o evento teve duas novidades: a Mostra de Experiências Exitosas, que selecionou relatos de iniciativas de projetos, programas e ações implementadas em unidades do IFSertãoPE e que resultaram em melhorias nos serviços prestados, e o Prêmio Excelência Proad, em reconhecimento às unidades que se destacam na execução dos trabalhos.

Para o prêmio, foram avaliados quatro indicadores: execução orçamentária, execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), economia de água e economia de energia elétrica. O Campus Ouricuri levou o troféu “Mão de ferro na execução” pelo alto índice de execução orçamentária; Os campi Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada dividiram o prêmio na categoria “Gestão com sabor e cuidado” pela execução do Pnae; o Campus Santa Maria da Boa Vista também ficou com o troféu “Raízes da eficiência energética” pela economia de água; e o Campus Ouricuri levou outro troféu, desta vez na categoria “Cada gota faz a diferença”, pela economia de água. A Reitoria e o Campus Petrolina dividiram o troféu “Boa prática que inspira”, como reconhecimento às iniciativas administrativas que geraram impacto positivo e que podem servir de modelo a ser replicado.

Para o Administrador e Chefe do Departamento de Administração do Campus Santa Maria da Boa Vista, Jandui Souza, o 5º Encontro de Administração e Planejamento do IFSertãoPE foi uma oportunidade para discutir questões que surgem no cotidiano do instituto e pensar em soluções conjuntas para esses problemas. “Momentos como esse são fundamentais para que a gente possa trabalhar com mais eficiência, eficácia e efetividade e ter uma melhor gestão, uma melhor entrega de resultados para toda a comunidade”, ressaltou Souza.

Em 2026, o Encontro de Administração e Planejamento será realizado no Campus Petrolina Zona Rural. De acordo com a Pró-Reitora de Orçamento e Administração do IFSertãoPE, Fabrícia Nadja Freire, é uma oportunidade para a discussão de soluções para problemas que, muitas vezes, não são priorizados. “As ideias que surgem vêm para sanar muitos dos problemas que a gente tem na atuação na administração e que na correria do dia-a-dia vão ficando ali em segundo plano, mas chega uma hora que a gente tem que atuar naquela frente para que a administração flua, que a gente consiga entregar um serviço de qualidade para os nossos alunos e para toda a comunidade”, encerrou Freire.

Jadir Souza/Ascom

Fim do conteúdo