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IFSertãoPE recebe 1º Encontro de Planejamento e Avaliação da Rede Nordeste da Ação Saberes Indígenas na Escola
Nos dias 13 e 14 de fevereiro, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) realizará, em parceria com outras 12 Instituições de Ensino Superior (IES), o 1º Encontro de Planejamento e Avaliação da Rede Nordeste da Ação Saberes Indígenas na Escola/Mec-Secadi. O evento vai reunir professores de 13 IES do Nordeste e professores indígenas da região para discutir os desafios e perspectivas do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola. A Diretora de Políticas Públicas da Educação Escolar Indígena (Secadi/Mec), professora Rosilene Tuxá, também estará presente no evento, discutindo o fortalecimento do programa. O encontro será realizado no auditório da biblioteca do Campus Centro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
O Programa Ação Saberes Indígenas na Escola foi criado em 2013, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (Mec). De acordo com a organizadora do 1º Encontro da Rede Nordeste e professora do IFSertãoPE, Edivania Granja, o objetivo do programa é “promover formação continuada de professores (as) e a produção de materiais didáticos que contemplem a Interculturalidade, mono ou bilinguismo, as especificidades e as diferenças de cada povo indígena, objetivando o fortalecimento da educação escolar indígena”.
Inicialmente, na região Nordeste, o programa era desenvolvido pelo IFSertãoPE, pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e pelos Institutos Federais da Bahia (Campus Porto Seguro) e do Rio Grande do Norte. Com a criação da Rede Nordeste da Ação Saberes Indígenas na Escola, em janeiro de 2024, o programa foi ampliada e outras nove instituições passaram a compor o esforço das instituições no fortalecimento do programa.
A programação completa do 1º Encontro de Planejamento e Avaliação da Rede Nordeste da Ação Saberes Indígenas na Escola pode ser consultada neste link.
Texto: Jadir Souza/Ascom