Pós-Graduação
Estudantes do doutorado interinstitucional entre IFSertãoPE e UFPR começam aulas presenciais
Os 23 doutorandos da primeira turma do Doutorado em Educação, realizado em parceria entre o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), iniciaram este mês mais uma etapa da jornada de formação. Desde o início de agosto, a turma está em atividades letivas presenciais, realizadas no Campus Petrolina do IFSertãoPE.

O Reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar, e o Pró-Rietor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Francisco Gama.
Neste momento, os estudantes estão tendo aulas de componentes curriculares diversos, como “Pesquisa Avançada I”, “Tecnologias na Educação Presencial e a Distância” e “Políticas de Currículo”. No início das aulas presenciais, o Reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar, o Diretor Executivo do IFSertãoPE, Fábio Porto, o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSertãoPE, Francisco Gama, e o Coordenador de Pós-Graduação do IFSertãoPE, André Ricardo Vieira, estiveram presentes, recebendo e cumprimentando os estudantes e professores.
‘O Doutorado em Educação é fruto do Programa de Cooperação Institucional (PCI) da CAPES, em que a UFPR atua como Instituição Promotora e o IFSertãoPE como Instituição Receptora e têm como público-alvo servidores do instituto. As aulas iniciaram no começo do ano e agora a turma entra no semestre letivo 2025.2. Em 2026, os doutorandos devem passar pelo menos seis meses na capital paranaense, Curitiba, em atividades letivas relacionadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.
Para o Coordenador de Pós-Graduação do IFSertãoPE, André Ricardo Vieira, a criação de uma turma no IFSertãoPE do Programa de Doutorado em Educação da UFPR deve transformar o campo educacional local. “O início do curso representa um marco significativo para o fortalecimento da formação docente e da pesquisa em Educação na região do Sertão nordestino, ampliando as possibilidades de atuação acadêmica e científica de nossos servidores”, reforçou Vieira.
A oferta de vagas exclusivas para servidores do IFSertãoPE, de acordo com Vieira, reforça o compromisso da instituição com qualificação do quadro de servidores. A previsão de conclusão de curso desta primeira é para o ano de 2029.
Jadir Souza/Ascom