Início do conteúdo

5º Encontro de Administração reúne servidores do IFSertãoPE em Floresta


Durante os próximos quatro dias, o Campus Floresta do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) será o centro das discussões em torno do orçamento e da administração do Instituto. Até a próxima sexta-feira (29), será realizado no campus florestano, o 5º Encontro de Administração e Planejamento do IFSertãoPE.

O evento foi aberto com a apresentação do coral EnCanto do Sertão, formado por estudantes do campus anfitrião e liderado pela professora Anaide Maria Alves. No repertório, músicas do cancioneiro popular interpretadas à capela pelos coristas ou acompanhadas apenas pelo violão.

Em seguida, os participantes assistiram à palestra “Investimentos, projetos, expansão e consolidação da Rede”, proferida pelo Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Charles Okama. Durante a exposição, Okama tratou dos desafios atuais que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem atualmente. “Um dos desafios é a consolidação, porque a gente sabe que, no momento, temos 686 unidades que demandam recurso, pessoal e outras políticas públicas. E a gente tem trabalhado intensamente de tanto apoiar a expansão, como também a consolidação com essas novas unidades, para buscar recursos para financiamento para os nossos estudantes, para que eles tenham alimentação, moradia, bolsas de toda natureza, principalmente os mais vulneráveis”, pontuou Okama.

O Diretor de Desenvolvimento da Setec falou sobre os desafios da Rede Federal

Participam do encontro, servidores das áreas de planejamento, licitações, almoxarifado, patrimônio, contratos, execução orçamentária e financeira, contabilidade e chefes de Departamento de Administração e Planejamento (DAPs) dos campi. O Reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar, ressaltou a importância desses servidores para o funcionamento do instituto: “Embora essas pessoas não estejam na sala de aula, não estejam fazendo um projeto de pesquisa ou de extensão, são as pessoas que fazem com que a essas ações aconteçam. Elas não saem na foto, mas a foto só é possível por conta do trabalho delas”, resumiu Alencar.

Ainda dentro da programação, houve a Mostra de Experiências Exitosas, que selecionou relatos de iniciativas de projetos, programas e ações implementadas em unidades do IFSertãoPE e que resultaram em melhorias nos serviços prestados. Foram selecionadas quatro relatos: “Circuito expresso: uma nova modalidade de execução da fase preparatória dos processos licitatórios no IFSertãoPE”, “Constituição e operacionalização da Comissão Geral de Fiscalização de Contratos do Campus Petrolina – IFSertãoPE” e “Aprimoramento da Gestão Contratual: ferramenta para acompanhamento de itens empenhados”.

Dos trabalhos apresentados, três vieram do Campus Petrolina do IFSertãoPE e a Diretora de Administração e Planejamento da unidade, Socorro Sena, participou da elaboração de todos. Para ela, a mostra é uma oportunidade de valorização dos servidores que participam desses processos inovadores e de difusão da experiência e possível adoção por outras unidades. “É possível replicar em qualquer unidade, a partir de um estudo técnico de viabilidade e respeitando a realidade de cada campus. É importante também que quem esteja na gestão entenda que a implementação um serviço desse é importante. Então, dedica-se servidor, tempo para capacitar e dinheiro”, explicou Sena.

A Pró-Reitora de Orçamento e Administração, Fabrícia Nadja Freire

Para a Pró-Reitora de Administração e Planejamento do IFSertãoPE, Fabrícia Nadja Freire, o 5 Encontro de Administração e Planejamento já é um sucesso, porque alcançou o objetivo de proporcionar a troca de conhecimento entre os servidores de todas as unidades do IFSertãoPE, o que deve resultar em um esforço conjunto para a superação dos desafios impostos ao instituto.

Entre as grandes dificuldades enfrentadas pela administração do IFSertãoPE, segundo a Pró-Reitora, está a incompatibilidade do orçamento e as necessidades do instituto. “Daí a importância de momentos como esse do Encontro de Administração e Planejamento, porque a gente vai buscando soluções para tentar superar esse desafio que é fazer esse engajamento entre planejamento e orçamento”, finalizou Freire.

Jadir Souza/Jornalista

Fim do conteúdo