Início do conteúdo

IFSertaoPE certifica 46 estudantes do curso “Seja Empreendedor”


É uma fotografia em ambiente interno, em um palco ou área de apresentação, iluminada. Um grande grupo de pessoas, parecendo ser cerca de 40 a 50, está posicionado para uma foto. A maioria das pessoas está vestindo camisetas azuis vivas com a palavra "EMPREENDA" impressa em branco na frente, ou possivelmente outra palavra relacionada, e segurando certificados ou diplomas. Há várias fileiras de pessoas, algumas em pé e outras sentadas ou agachadas. Na frente, há pessoas sentadas ou agachadas, principalmente com camisetas azuis, segurando seus certificados. Uma mulher no canto inferior esquerdo está usando uma calça jeans azul-escura e a camiseta azul, enquanto um homem no canto inferior direito também está agachado. No meio e atrás, o grupo está em pé. Muitos parecem estar felizes e sorrindo. Algumas pessoas se destacam na vestimenta: Duas pessoas no canto superior esquerdo (um homem e uma mulher) estão com camisas mais escuras (verde-escura e preta, respectivamente) e cordões de identificação. Três homens no centro do grupo, ligeiramente à frente, estão vestindo camisas ou blazers mais formais (um com terno escuro, outro com camisa social clara e chapéu, e outro com camisa escura). Uma mulher na extrema direita, no fundo, está usando uma blusa vermelha vibrante e calças claras. Um homem na extrema direita está com uma camisa branca e calças claras. O fundo é uma parede bege clara ou cinza, com um canto mais escuro à direita. O palco tem um piso escuro. Há um ar-condicionado aparente na parede de fundo. A iluminação é brilhante, vinda de cima. A cena sugere uma cerimônia de formatura ou conclusão de curso/programa, provavelmente relacionado a "empreendedorismo" (dado o texto nas camisetas).

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), promoveu, na noite de ontem (20), uma cerimônia de certificação para 46 estudantes do curso “Seja Empreendedor”, ação integrante do Programa de Apoio ao Empreendedorismo (Paem). O evento foi realizado no auditório do Campus Ouricuri. O Paem é uma iniciativa pioneira desenvolvida pelo IFSertãoPE em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), com apoio do Sebrae.

A solenidade celebrou a conclusão das turmas de Ouricuri e Salgueiro. O itinerário formativo do curso “Seja Empreendedor” contemplou debates e atividades sobre cada etapa necessária para o desenvolvimento de um novo negócio.

A cerimônia teve início com uma apresentação cultural do projeto Asa Branca, que atua há 25 anos no município de Exu-PE. Neste ano, o projeto conta com o apoio institucional do “Ciclo de Oficinas de Saberes Musicais: Cultura Popular do Sertão do Araripe”, uma parceria entre o IFSertãoPE e o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC).

Em seguida, foi formada a mesa de honra, composta pelo reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos de Alencar, pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Adeísa Guimarães, pelos diretores-gerais Williams Costa (Ouricuri) e Ronero Márcio (Salgueiro), pelos coordenadores de Extensão Elyara Oliveira (Ouricuri) e João Neto (Salgueiro), e pelo coordenador do curso nos dois campi, Sílvio Fernandes. Também estiveram presentes ao evento os pró-reitores Fabrícia Nadja (Orçamento e Administração), Eudis Teixeira (Ensino), Francisco Gama (Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação) e Klemerson Ammariz (Desenvolvimento Institucional), bem como a professora do curso em Ouricuri, Janaína Cavalcante,  a chefe do Gabinete da Secretaria Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual, Janete Macedo, o chefe do Departamento de Administração do Campus Salgueiro, Maycon Moura, e o Chefe do Departamento de Ensino do Campus Salgueiro, Handherson Damasceno.

A concluinte do Campus Ouricuri, Alexsandra Barros, expressou sua gratidão e motivação: “Saímos dessa jornada com mais conhecimento, motivação e vontade de continuar crescendo como empreendedores. Somos muito gratos ao IF, ao Paem e a toda a equipe organizadora pelo conhecimento compartilhado e pelo incentivo ao empreendedorismo.”

Já a concluinte do Campus Salgueiro, Maria do Socorro Barbosa, destacou a importância da perseverança: “Foi muito gratificante. A semente foi lançada e agora é preciso cultivá-la. E nós aguardamos que essa equipe maravilhosa traga muita coisa boa. Digo aos companheiros e companheiras que ali estão que nós sabemos que é difícil começar, mas é muito mais difícil manter do que começar. São passos pequenos que têm que ser dados, mas nós temos que ser perseverantes e manter o nosso empreendedorismo, o nosso comércio, o nosso negócio. Para isso, nós precisamos inovar e agradecemos também pela logo, que foi ótima.”

A pró-reitora Adeísa Guimarães falou sobre a concretização do projeto: “Chegamos ao tão sonhado momento da certificação. Esse curso é o nosso primeiro filho dentro da Extensão na gestão do professor Jean Carlos. Ele nasceu com muita vontade, assim como cada negócio. Um dia, esse momento foi sonhado por mim e pela equipe da Proext. Um dia, eu sonhei em estar aqui entregando esse certificado, e hoje é realidade. Então, olhem para este certificado como a conquista do primeiro passo. Para quem já tem a empresa ou o negócio, é um respirar, um oxigênio a mais. Aproveitem as logomarcas que foram feitas. Aproveitem tudo. E eu quero dizer que nós não andamos sós. Nós andamos com parceiros muito leais, que seguraram nas nossas mãos durante esse período, como o MEMP, que patrocinou este curso.”

O reitor Jean Carlos de Alencar encerrou a solenidade com uma mensagem inspiradora: “O último recadinho para vocês é para reforçar isso que estou dizendo desse processo de transformação: vão e transformem não apenas o mercado, mas a vida das pessoas. Parabéns! O mundo aguarda a página que vocês querem escrever a partir de hoje.”

Participando virtualmente, o coordenador da Secretaria Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual do MEMP, Paulo Henrique Barbosa, ressaltou o impacto social do programa: “Acreditamos que programas como este vão incentivar e apoiar o fomento ao empreendedorismo no Sertão de Pernambuco”.

Foto: Lídio Parente

Fim do conteúdo