Início do conteúdo

Encontro promovido pela Propip discute ações estratégicas para as áreas de pesquisa, inovação e pós-graduação


Entre os dias 13 e 15 de maio de 2025, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) realizou, na sala de treinamento da Reitoria, o encontro “Momento Propip”, com o tema “Formação e Articulação em Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação”. Além de discutir estratégias para o fortalecimento de ações nessas áreas, o evento teve como objetivo promover a integração entre gestores, coordenadores e demais profissionais envolvidos que atuam na Reitoria e nos sete campi da instituição.

A programação do evento teve início na tarde de terça-feira (13), após as boas-vindas do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSertãoPE, Francisco de Gama. Ao longo da tarde, foi realizada uma capacitação destinada às Coordenações de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CPIP) dos campi, com apresentações sobre o Portal Integra, o Escritório de Projetos, a Incubadora do Semiárido (ISA) e o programa SertãoMaker. Na ocasião, também foram discutidas as principais ações da pós-graduação e o funcionamento da Editora IFSertãoPE, incluindo os periódicos científicos Semiárido De Visu e Cacto. Ao final, houve uma apresentação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua).

No segundo dia de atividades (14), o evento contou com a participação do pesquisador em propriedade intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Sérgio Aguiar. Além de temas como propriedade intelectual, inovação e transferência tecnológica, a capacitação abordou estratégias para a proteção e a gestão do conhecimento, bem como a integração entre pesquisa aplicada e inovação tecnológica no âmbito da Rede Federal.

O encerramento da programação ocorreu na quinta-feira (15), com uma reunião de alinhamento e formação do Comitê Científico e Tecnológico (CCT) do IFSertãoPE. Pela manhã, foi apresentado o relatório gestor e conduzida uma reunião geral do comitê, seguida pelas apresentações das Câmaras Temáticas de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. À tarde, as Câmaras Temáticas retomaram as discussões iniciais e se reuniram em plenária para consolidação das propostas.

“O  CCT tem como principal função assessorar as ações da Propip, já que é composto por três câmaras: a Câmara de Pesquisa, a Câmara de Pós-Graduação e a  Câmara de Inovação”, explica a coordenadora de Pesquisa do campus Salgueiro e atual presidente do CCT, Sandra Galvão. Segundo ela, recentemente o CCT passou por um processo de renovação, com a chegada de novos membros. “Foi também um momento de integração entre os colegas, com a apresentação do nosso regimento e das nossas ações dentro do IFSertãoPE”, destaca.

Na avaliação do pró-reitor da pasta, Francisco Gama, o “Momento Propip” representou uma importante oportunidade de alinhamento estratégico entre os diversos setores ligados à pesquisa, à inovação tecnológica e à pós-graduação no âmbito institucional, apontando caminhos para uma atuação mais integrada e eficaz. “Além de nos permitir fazer um mapeamento dessas ações nos campi, este foi um momento de planejamento, formação e escuta dos diversos profissionais que atuam dentro da pós-graduação, da pesquisa e da inovação nos sete campi da nossa instituição”, ressalta Gama.

Texto: Tito Souza / Ascom

Fim do conteúdo