Início do conteúdo

Estudantes do IFSertãoPE participam da primeira edição da Prova Nacional Docente


206 estudantes de licenciaturas do IFSertãoPE realizaram o exame

No último domingo (26), estudantes de diversos campi do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) participaram da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND). Criado pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é destinado à avaliação de estudantes de licenciaturas em todo o país, tendo como base a avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas.

Durante a prova, que teve início às 13h30 e duração total de 5h30, os participantes responderam a 80 questões objetivas e uma discursiva, voltada à análise de aspectos como clareza, coerência, coesão, argumentação e domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Dentre as questões objetivas, 30 envolveram temas ligados à formação geral docente, enquanto as outras 50 questões focaram em conhecimentos específicos, incluindo situações-problema e estudos de caso da área de formação de cada participante. No IFSertãoPE, foram avaliados mais de 200 estudantes concluintes dos cursos de Licenciatura em Computação, Física, Matemática, Música e Química, hoje oferecidos em seis campi da instituição: Floresta, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada.

Para o pesquisador institucional do IFSertãoPE, Luilson Martins, a participação dos estudantes no exame representa uma oportunidade de demonstrar o conhecimento adquirido ao longo do curso e, ao mesmo tempo, contribui diretamente para o aprimoramento dos processos educacionais, “pois os resultados obtidos servem de base para políticas de melhoria da formação nos cursos superiores do IFSertãoPE”. “Da mesma forma, a Prova Nacional Docente (PND) possibilita avaliar a efetividade das práticas pedagógicas e o alinhamento entre o ensino e as competências previstas nas diretrizes curriculares do curso, além de oferecer uma oportunidade de ingresso na carreira docente para as instituições que aderiram à PND”, ressalta Martins.

Regulamentada pela Portaria n.º 399/2025, a PND utiliza a mesma matriz teórica do Enade das Licenciaturas – que, desde a sua edição em 2024, tem enfoque nos cursos de formação docente. No entanto, a PND inova ao possibilitar que o seu resultado possa ser utilizado em concursos e processos seletivos para a carreira docente na educação básica pública. A lista completa dos estados e municípios que manifestaram adesão à PND pode ser consultada aqui.

Os gabaritos preliminares das questões objetivas e do padrão de resposta da questão discursiva foram divulgados nesta terça-feira (28) e podem ser conferidos no portal do Inep. O resultado final da PND será divulgado no dia 10 de dezembro de 2025.

Por: Tito Souza / Ascom

Fim do conteúdo