Apresentação
A Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (CQVSST) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) é dedicada a promover a saúde e o bem-estar dos servidores, garantindo um ambiente de trabalho seguro e saudável.
- Coordenação de Saúde: Gerenciamos as atividades relacionadas à saúde dos servidores e aos exames periódicos.
- Perícias e Avaliações: Solicitamos perícias e Junta Médica Oficial junto às Unidades do SIASS em todo o Brasil.
- Projetos de Qualidade de Vida: Elaboramos projetos que integram o Plano de Ação para melhorar a qualidade de vida dos nossos colaboradores.
- Análise de Riscos: Realizamos avaliações de insalubridade e periculosidade de setores, emitindo laudos técnicos e pareceres.
- Programas de Brigada de Incêndio: Assessoramos os programas e projetos da brigada de incêndio da reitoria e dos campi.
- Apoio Psicológico e Social: Oferecemos orientação psicológica e social, além de realizar visitas domiciliares e hospitalares quando necessário.
- Participação Ativa: Somos membros natos do CCPSQVS, contribuindo ativamente para as discussões e deliberações sobre saúde e segurança.
Contamos com uma equipe multidisciplinar, composta por:
- Médico
- Enfermeira / Técnico de Enfermagem
- Psicóloga
- Assistente Social
- Engenheiro de Segurança do Trabalho
- Técnico de Segurança do Trabalho
Visite-nos ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento | csaudeqv@ifsertao-pe.edu.br
Queremos ouvir você e contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e seguro!
Juntos, vamos construir um IFSertãoPE mais forte e saudável!
Política de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho
A Política de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (PSQVT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) é uma ferramenta essencial de gestão organizacional. Ela é baseada em conceitos, princípios e diretrizes que orientam a criação de programas e ações focadas na saúde e no bem-estar dos servidores e colaboradores.
A PSQVT será implementada por meio do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, que engloba diversos projetos e atividades com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Este programa representa um conjunto de iniciativas voltadas à implementação de benefícios que visam aprimorar gradualmente a qualidade do ambiente organizacional e contribuir para o desenvolvimento integral de todos os servidores e colaboradores.
A execução do Programa de PSQVT será responsabilidade dos comitês e/ou comissões locais de Qualidade de Vida, com a supervisão e assessoramento da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (CQVSST) da reitoria. O programa será desenvolvido a partir de eixos temáticos que abordam diversas áreas importantes para o bem-estar no trabalho:
- Saúde Mental e Física
- Questões Psicossociais
- Saúde Ocupacional
- Inclusão e Diversidade
- Responsabilidade e Sustentabilidade Ambiental
- Gestão e Liderança
- Envelhecimento Ativo, Educação e Preparação para a Aposentadoria
- Arte e Cultura
- Qualidade de Vida da Pessoa com Deficiência
- Integração Social na Instituição
- Desenvolvimento de Habilidades e Competências