Gestores do IFSertãoPE participaram de curso sobre Governança e Gestão de Riscos Estratégicos

Nos dias 24 e 25 de setembro, o campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) recebeu o curso ‘Governança e Gestão de Riscos Estratégicos’, direcionado a gestores da Instituição. O evento, realizado no auditório de Química, foi ministrado por Paulo Marcelo, auditor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e atualmente em exercício no Ministério de Gestão e Inovação.

Durante a capacitação, foram abordados temas fundamentais para a gestão institucional, tais como: governança e o ciclo de gestão; políticas públicas; identificação da agenda de necessidades; delegação de competências, liderança e estratégia; Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); gestão participativa; gestão de riscos; e controles internos motivadores.

Damiana Macedo, auditora titular interna do IFSertãoPE, destacou a importância do curso: “O evento marca o início de uma mudança cultural no IFSertãoPE sobre questões de governança e gestão de riscos, trazendo muitos ganhos para toda a Instituição.”

Já Paulo Marcelo frisou a relevância do momento: “Foi um evento importante neste novo ciclo de gestão do IFSertãoPE, com a participação da alta administração. Os gestores tiveram a oportunidade de debater sobre o modelo de governança adotado pela rede federal e o arranjo orgânico da Instituição.” Ele também mencionou a utilidade da gestão de riscos como ferramenta de suporte ao monitoramento e priorização do PDI.

De acordo com Klemerson Ammariz, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFSertãoPE, o curso proporcionou uma vivência muito enriquecedora: “Compartilhar informações com colegas da rede, como Paulo, nos oportunizou uma experiência prática da gestão de riscos, com resultados já consolidados. Esse intercâmbio é importante para que possamos implementar essa temática de forma eficaz no IFSertãoPE e colher os frutos dessa boa prática.”

O reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos, reforçou a importância da capacitação: “Refletir sobre a gestão de riscos é fundamental. A adoção de uma nova cultura é essencial para que as iniciativas propostas se transformem em práticas efetivas dentro da Instituição.”