Início do conteúdo

IFSertãoPE promove segunda edição do Workshop Extensão em Ação e fortalece práticas extensionistas nos campi


O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), promoveu, nos dias 3 e 4 de dezembro, a segunda edição do Workshop “Extensão em Ação”. O evento reuniu coordenadores de extensão dos campi para dois dias de formação, discussão estratégica e apresentação de instrumentos essenciais à execução das políticas institucionais. O evento, conduzido pela chefe do Departamento de Extensão, Anne Rose Barboza, foi aberto com os pronunciamentos da pró-reitora de Extensão, Adeisa Guimarães, e do reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Alencar, que participou de forma remota e oficializou a abertura do encontro.

Na sequência, os participantes refletiram sobre as ações de extensão em cada campus, seus impactos e as perspectivas para os próximos anos. Em seguida, o Diretor de Educação a Distância do IFSertãoPE,  Adonias Soares Junior, ministrou a palestra “Como a EaD pode contribuir para o fortalecimento das ações extensionistas?”. A apresentação destacou como a Educação a Distância pode funcionar como estratégia para ampliar o alcance territorial e social da extensão.

Durante o momento formativo, foi apresentada pelo estagiário Eduardo Medeiros a Plataforma Veredas, ambiente dedicado à disponibilização de cursos de formação continuada e trilhas formativas do Instituto, além de esclarecimentos sobre a Resolução de Cursos MOOC, pela pedagoga Eliza Oliveira. Ainda no primeiro dia, a professora Maria Gomes, presidente da comissão responsável pela estruturação dos Núcleos de Extensão, apresentou a minuta inicial do regulamento, que propõe diretrizes uniformizadas para organização, atuação e fortalecimento desses núcleos em todos os campi, documento que será discutido pela comunidade em 2026.

Na quinta-feira (04), as atividades iniciaram com a palestra: “Quando um projeto de extensão precisa ser submetido ao Comitê de Ética?”, ministrada pelo Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) do IFSertãoPE, Ednaldo Gomes. A apresentação abordou os marcos legais que regulamentam pesquisas envolvendo seres humanos, destacando a importância do cuidado ético em atividades extensionistas que envolvem contato direto com comunidades. O palestrante detalhou situações em que essas ações demandam submissão prévia ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Encerrando a programação, o Diretor de Tecnologia da Informação do IFSertãoPE, Francisco Hamilton Júnior, conduziu a oficina “Ferramentas de inteligência artificial”. As atividades, realizadas de forma prática e participativa, permitiram evidenciar como o uso da inteligência artificial pode contribuir para processos mais ágeis, precisos e alinhados às exigências institucionais. As técnicas demonstradas ofereceram subsídios para que os coordenadores ampliem a eficiência na gestão de projetos, fortalecendo a qualidade das ações extensionistas desenvolvidas nos campi.

Para Ricardo Macedo, Coordenador de Extensão do Campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, o workshop proporcionou o acesso a informações que vão contribuir para a prática diária da extensão. “ o workshop foi um espaço de aprendizado e de crescimento, onde pudemos desenvolver novas habilidades para nossa área de atuação. Nesse workshop, foram compartilhadas várias temáticas que  irão possibilitar  que a gente desenvolva nossas funções muito melhor”, celebrou Macedo.

Já o Coordenador de Extensão do Campus Salgueiro do IFSertãoPE, João Neto, destacou a importância do intercâmbio de experiências gerado pelo evento. “O encontro proporciou um espaço de troca muito importante, onde pudemos discutir e compartilhar desafios e práticas e alinhamos estratégias para fortalecer o trabalho no campus. Saí do encontro com novas ideias, com mais motivação e a certeza que estamos caminhando juntos para fortalecer e oferecer uma educação de qualidade cada vez melhor”, afirmou Neto.

 

Fim do conteúdo