IFSertãoPE realizará palestra sobre legislação previdenciária para servidores

Para além de ser um direito constitucional assegurado aos trabalhadores ao final da carreira, a aposentadoria representa o reconhecimento – ainda que simbólico – pelos longos anos de dedicação profissional prestados  à sociedade. No entanto, após sucessivas reformas no sistema previdenciário brasileiro, as formas de exercício desse direito suscitam cada vez mais dúvidas entre os trabalhadores, independentemente de estarem ou não próximos da aposentadoria. Com o objetivo de refletir e apresentar informações sobre a temática, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) realizará, no dia 8 de outubro de 2024, a palestra “Legislação previdenciária, o que fazer para me aposentar?”.

A capacitação, que será ministrada pela procuradora federal junto ao IFSertãoPE, Juliana Gomes Campelo, tem como público-alvo servidores das instituições federais de ensino da região. Com início às 14h30, a palestra será realizada em formato híbrido, na Sala de Descanso da Reitoria do IFSertãoPE e transmissão simultânea pela plataforma Google Meet. Para participar, os interessados deverão se inscrever por meio do formulário eletrônico disponível nesta página, escolhendo a forma de participação desejada (presencial ou remota).

A ação faz parte do projeto “Envelhecimento e aposentadoria com qualidade de vida”, desenvolvido pelo Comitê Central de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do IFSertãoPE. Segundo a comissão responsável, outras atividades semelhantes estão previstas para ocorrer ainda este ano, com temáticas relacionadas ao eixo “Envelhecimento ativo, educação e preparação para aposentadoria”, que integra a Política de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (PSQVT) do IFSertãoPE.

Palestrante

Juliana Gomes Campelo é Procuradora Federal junto ao IFSertãoPE e possui experiência na área previdenciária, tendo atuado como procuradora-chefe da Procuradoria Federal Especializada do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Petrolina, nos períodos de 2003 a 2006 e 2009 a 2011.

Texto: Tito Souza / Ascom