Início do conteúdo

IFSertãoPE recebeu visita técnica de alunos e professores da CHANGINS


O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) recebeu um grupo de 18 estudantes e 3 professores da CHANGINS, Escola Superior de Viticultura e Enologia, localizada na Suíça, para uma visita técnica ao curso de Viticultura e Enologia.

A visita ocorreu nos dias 25 e 27 de junho e os objetivos foram melhorar a compreensão sobre Viticultura, Enologia e negócios de vinho no Brasil, fortalecer as habilidades de comunicação, criar oportunidades de networking entre as instituições e incluir encontros com pesquisadores, especialistas e estudantes do IFSertãoPE.

Durante a manhã do dia 25 de junho, estudantes e professores da CHANGINS estiveram na Reitoria para uma apresentação sobre o IFSertãoPE. Estiveram presentes no momento o reitor  Jean Carlos de Alencar; os pró-reitores Adeisa Guimarães (Extensão e Cultura), Fabrícia Nadja (Orçamento e Administração) e Francisco Gama (Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação); a coordenadora de Relações Organizacionais e Internacionais, Sarah Rachel; o diretor do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Lorenzo; o coordenador do curso de Viticultura e Enologia, Ricardo Farias; a coordenadora do curso de Agroindústria, Tatiane Xavier; a professora de Inglês e membro do Centro de Línguas, Gleiciana Baracho; e o docente Marcos Masutti.

Na manhã do dia 27 de junho, discentes e docentes da CHANGINS foram ao campus Petrolina Zona Rural para conhecer as instalações da unidade escolar e a Escola do Vinho, onde tiveram um momento de degustação. O turno da tarde foi marcado pela troca de experiências técnicas e acadêmicas. Alunos e professores das duas instituições apresentaram pesquisas nas áreas de Viticultura e de Enologia e compartilharam desafios e aprendizados nos diferentes contextos socioculturais.

A coordenadora de Relações Organizacionais e Internacionais do IFSertãoPE, Sarah Rachel, destacou a importância das parcerias internacionais para o enriquecimento cultural e acadêmico dos alunos. “A colaboração técnica internacional nasce desses momentos. A partir daqui, vão evoluir projetos de pesquisa e extensão nessa área específica”, afirmou Sarah.

O reitor do IFSertãoPE, Jean Alencar, enfatizou a relevância das parcerias internacionais para o desenvolvimento dos discentes e da instituição. “A grande importância de se ter parceria com instituições internacionais é justamente permitir o contato dos nossos alunos com outras culturas e tecnologias. Eles vieram conhecer como nossa instituição funciona e isso também permite o contato dos estudantes do IFSertãoPE com eles”, disse o gestor,  que iniciou um diálogo focado na linha de firmar uma parceria com a CHANGINS.

Durante a visita, o professor da CHANGINS, Christian Guyot, ressaltou a importância das trocas de experiências em contextos climáticos distintos. “Aqui vocês fazem duas colheitas por ano. Lá só fazemos uma. Isso é uma coisa totalmente diferente para nós”, falou o professor.

De acordo com o estudante de Viticultura e Enologia da CHANGINS, Matthieu Genoud, a visita técnica foi uma oportunidade para conhecer novos sistemas de Viticultura e outras técnicas aplicadas à Vinificação, bem como compartilhar experiências e diferentes pontos de vista com os profissionais brasileiros.

Texto e fotos: Yanne Nascimento

Sob supervisão de Felipe Piauilino

 

Fim do conteúdo