Início do conteúdo

IFSertãoPE recebe comitiva francesa do Lycée Nature


O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) recebeu, entre os dias 20 e 25 de outubro, a visita de comitiva francesa do Lycée Nature, com o objetivo de ampliar o diálogo na área agrícola e iniciar as preparações para a participação no Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade 2025, que acontecerá no Brasil, no IFMG, campus Bambuí.

Além de visitar a Reitoria, a comitiva, composta pelos professores Patricia Darjo e Emmanuel Lacouture, acompanhada pela coordenadora de Relações Internacionais do IFSertãoPE, Sarah Rachel Duarte, participou de uma programação diversa no campus Petrolina Zona Rural, envolvendo reuniões, oficinas e apresentação de projetos importantes do campus, como o IF Educa 4.0, InoviSertão, Agrofloresta, Trilha Ecológica Inclusiva, Horto Medicinal Orgânico, Centro de Línguas, Escola do Vinho e Agroindústria.

Ao final da agenda, o professor e artista Emmanuel Lacouture ministrou uma oficina de pintura, voltada para estudantes e servidores. A comitiva participou, ainda, do lançamento do projeto Clube Poliglota, coordenado pela servidora Tatiane Xavier, em parceria com o Centro de Línguas do campus Petrolina Zona Rural.

De acordo com Sarah Rachel Duarte, esta missão foi desenhada após participação de diversos Institutos Federais no Fórum Franco-brasileiro Ciência e Sociedade, realizado na cidade de Bourges, França, em outubro de 2023. “A parceria com o IFSertãoPE é promissora e responde a inúmeras necessidades de ambos os lados e, sendo o Brasil o anfitrião do Fórum Franco-brasileiro em 2025, essa colaboração se consolidará ainda mais, abrindo novas possibilidades de cooperação no setor educacional e profissionalizante”, afirmou.

O Lycée Nature é um estabelecimento renomado e versátil de ensino agrícola geral, tecnológico e profissional localizado na França, que desde 1968 oferece de formação inicial até curso técnico profissionalizante e atua na formação de adultos. Dispõe de uma área de 130 hectares, no qual a exploração agrícola é totalmente certificada em Agricultura Biológica pelas suas três produções animais, de ovinos, suínos e aves, e pelas suas produções vegetais, culturas arvenses e horticultura comercial.

Fim do conteúdo