IFSertãoPE promoveu audiência pública sobre oferta de cursos no campus Araripina

Na noite de ontem (17), ocorreu a audiência pública sobre a oferta de cursos do campus Araripina, um dos cem novos campi anunciados pelo governo federal em março deste ano.

O evento foi realizado no auditório da Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão e contou com a presença de educadores, estudantes, profissionais liberais, empreendedores, representantes da ONG Chapada, da Prefeitura de Araripina, do SEBRAE, do SESI, do Crea, da Gerência Regional de Educação (GRE) do Sertão do Araripe e das indústrias que atuam no território de Araripina – PE.

A audiência pública iniciou com a formação da mesa diretiva composta por: Klemmerson Amariz, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e representante do reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos de Alencar; Fernanda Carvalho, secretária de Educação do município de Araripina e representante do prefeito Raimundo Pimentel; George Modesto, diretor-presidente da Autarquia Educacional do Araripe (AEDA); e Rosa Maria Rodrigues, gestora da GRE.

A secretária de Educação de Araripina, Fernanda Carvalho, ressaltou a importância da audiência pública. “Toda política pública tem que passar por uma audiência pública porque é a partir daí que nós escutamos os anseios da sociedade. Então, muitíssimo obrigada a todos pela presença. Eu acho que nós vamos avançar muito. Teremos um resultado muito positivo, muito em breve, não só no nosso município, mas eu acredito também em toda a região”, disse.

Após os discursos iniciais, o pró-reitor Klemmerson Amariz fez uma apresentação sobre o IFSertãoPE e uma sugestão de cursos a serem ofertados na unidade de Araripina. Em seguida, os presentes opinaram sobre a grade de cursos e propuseram outros, que serão analisados pela gestão do IFSertãoPE. Os pró-reitores Rafael Aquino (Ensino), Adeisa Carvalho (Extensão e Cultura) e Francisco Gama (Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), bem como a diretora de Assistência Estudantil, Valéria Coriolano, o chefe do Departamento de Ensino do campus Ouricuri, Renan Fernandes, e os servidores Alcidenio Pessoa, Ricardo Araújo e Samuel Lins também compareceram ao evento.

O diretor-presidente da AEDA, George Modesto, demonstrou satisfação em participar da audiência pública. “É extremamente importante discutir com as instituições de ensino local, com o mercado, com as empresas locais; enfim, com a sociedade de uma forma geral. Nós entendemos que são esses segmentos que percebem quais são as necessidades. E, do outro lado, o IF trazendo quais são as possibilidades que a instituição tem em termos de oferta dos cursos. Então fico muito feliz de ter participado desse diálogo”, falou.

O pró-reitor Klemmerson Amariz opinou que o evento foi muito proveitoso. “Foi um momento importante escutar os anseios e as necessidades da comunidade para que possamos ofertar os cursos que realmente vão trazer uma transformação social na região e atender as demandas dos arranjos produtivos locais. Então, consideramos que a audiência pública foi muito proveitosa. Foram várias contribuições interessantes para ajudar no aperfeiçoamento do planejamento da implantação do campus Araripina, com foco na oferta de cursos”, avaliou.

Texto: Felipe Piauilino/Ascom