Projeto do IFSertãoPE recebe R$25 milhões para apoio a criadores de caprinos e ovinos da Bahia

O Projeto Supera São Francisco, desenvolvido pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), recebeu um novo aporte orçamentário no valor de 25 milhões de reais para o desenvolvimento de ações de controle de verminoses em ovinos e caprinos. O recurso é do Ministério da Educação e deve ser aplicado até junho de 2026. A expectativa é de que 14.944 famílias e 747.197 animais sejam beneficiados pelas ações do Supera São Francisco neste período.

Esta nova fase do projeto será desenvolvida em 20 municípios da Bahia, com os maiores rebanhos de caprinos e ovinos. Os municípios serão divididos em três polos: Juazeiro (que abrange as cidades de Sobradinho, Casa Nova, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso e Sento Sé), Paulo Afonso (com as cidades de Abaré, Chorrochó, Curaçá, Glória, Macururé, Paulo Afonso, Rodelas e Uauá) e Barra (que compreende as cidades de Barra, Buritirama, Itaguaçu da Bahia, Muquém do São Francisco, Xique-Xique e Morpará).

De acordo com a Coordenadora do Supera São Francisco e professora do IFSertãoPE, Tatiana Neres, os novos recursos serão aplicados em ações que devem melhorar a cadeia produtiva da caprinovinocultura na Bahia. “Serão realizadas capacitações de produtores rurais, técnicos de extensão e estudantes bolsistas, orientando sobre o controle integrado de verminoses em pequenos ruminantes, segurança alimentar dos rebanhos e oferta de programa alimentar; capacitações de técnicos e estudantes em análises laboratoriais e em cortes especiais em ovinos; e a avaliação do impacto por meio de análises de eficácia do protocolo experimental para o controle de verminoses”, explicou Neres.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia é o maior produtor de caprinos e ovinos do Brasil. Em 2022, o estado tinha 4.660.494 cabeças de ovelhas e carneiros e 3.716.229 de bodes e cabras. O Supera São Francisco tem como objetivo a divulgação de conhecimentos e tecnologias de aumento da qualidade de toda a cadeia produtiva da caprinovinocultura. Desde 2022, o projeto já atendeu famílias em Pernambuco e na Bahia, aplicando o protocolo experimental de controle de verminoses, desenvolvido pela Embrapa-Caprinos e ovinos, em mais de 90 mil animais.

Texto
Jadir Souza/Ascom