Arquivo e Protocolo
Apresentação
A Coordenação de Arquivo e Protocolo (CAP) é responsável por coordenar, desenvolver e dar apoio à política e à gestão arquivística de documentos no IFSertãoPE através do sistema de arquivos, visando à eficiência administrativa e à preservação da memória institucional.
Entende-se por sistema de arquivos o conjunto de objetivos, princípios, diretrizes e programas propostos pela Coordenação, buscando a integração dos diversos arquivos da instituição de forma a garantir a gestão unificada dos seus documentos arquivísticos.
A gestão de documentos compreende todas as ações desprendidas ao tratamento dos arquivos, desde a sua criação até a sua destinação final. Conforme o art. 3.° da Lei 8.159/1991, considera-se gestão de documentos o “conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.
A CAP, além de orientar os setores administrativos no que se refere à implementação da gestão documental, atua também nas atividades de protocolo, que tem como atribuição o recebimento, a classificação, o registro, a distribuição, o controle da tramitação e a expedição de documentos avulsos e processos.
Contato: Coordenação de Arquivo e Protocolo | cap.reitoria@ifsertao-pe.edu.br
Arquivista
- Kellen Karine Souza da Silva | kellen.souza@ifsertao-pe.edu.br
Técnico em Arquivo / Coordenador do Setor
- Francisco Ramos de Aquino | francisco.aquino@ifsertao-pe.edu.br
Estagiária
- Allana Kelly dos Santos Menezes