Arquivo e Protocolo
Apresentação
A Coordenação de Arquivo e Protocolo (CAP) é responsável por coordenar, desenvolver e dar apoio à política e à gestão arquivística de documentos no IFSertãoPE através do sistema de arquivos, visando à eficiência administrativa e à preservação da memória institucional. Entende-se por sistema de arquivos o conjunto de objetivos, princípios, diretrizes e programas propostos pela Coordenação, buscando a integração dos diversos arquivos da instituição de forma a garantir a gestão unificada dos seus documentos arquivísticos.
A gestão de documentos compreende todas as ações desprendidas ao tratamento dos arquivos, desde a sua criação até a sua destinação final. Conforme o art. 3.° da Lei 8.159/1991, considera-se gestão de documentos o “conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.
A CAP, além de orientar os setores administrativos no que se refere à implementação da gestão documental, atua também nas atividades de protocolo, que tem como atribuição o recebimento, a classificação, o registro, a distribuição, o controle da tramitação e a expedição de documentos avulsos e processos.
Contato: Coordenação de Arquivo e Protocolo | cap.reitoria@ifsertao-pe.edu.br
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h
Coordenador do Setor / Técnico em Arquivo
- Francisco Ramos de Aquino | francisco.aquino@ifsertao-pe.edu.br
Arquivista
- Kellen Karine Souza da Silva | kellen.souza@ifsertao-pe.edu.br
Estagiários
- Raquel Felix Coelho
- Josué da Silva Nunes de Souza
Legislação aplicável
- Lei n.º 8.159, de 8 de janeiro de 1991 – Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.
- Decreto n.º 4.073, de 3 de janeiro de 2002 – Regulamenta a Lei n.º 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados.
- Decreto n.º 4.915, de 12 de dezembro de 2003 – Dispõe sobre o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA), da Administração Pública Federal, e dá outras providências.
- Portaria n.º 92 AN, de 23 de setembro de 2011 – Aprova o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo relativo às Atividades – Fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), ficando a cargo das IFES dar publicidade aos referidos instrumentos técnicos.
- Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011 – Regula o acesso à informação e dá outras providências.
- Decreto n.º 7.724, de 16 de maio de 2012 – Regulamenta a Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a Informações.
- Lei n.º 12.682, de 9 de julho de 2012 – Dispõe sobre a elaboração e o arquivamento de documentos em meios eletromagnéticos.
- Portaria n.º 1.261, de 23 de dezembro de 2013 – Determina que o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo relativo às Atividades – Fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), aprovado pela Portaria n.º 92, de 23 de setembro de 2011, do diretor do Arquivo Nacional, é de uso obrigatório nas IFES, ficando a cargo destas dar publicidade aos referidos instrumentos técnicos.
- Portaria n.º 2.320, de 30 de dezembro de 2014 – Institui o Sistema Protocolo Integrado no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.
- Portaria n.º 2.321, de 30 de dezembro de 2014 – Define os procedimentos relativos à utilização do Número Único de Protocolo (NUP) no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal e dá outras providências.
- Portaria Interministerial MJ/MP n.º 1.677, de 7 de outubro de 2015 – Define os procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.
- Decreto n.º 8.539, de 8 de outubro de 2015 – Dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
- Lei n.º 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
- Lei n.º 13.853, de 8 de julho de 2019 – Altera a Lei n.º 13.709, de 14 de agosto de 2018, para dispor sobre a proteção de dados pessoais e para criar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados; e dá outras providências.
Manual de Procedimentos de Protocolo
O Manual de Procedimentos de Protocolo destina-se a uniformizar e a orientar a Reitoria e os campi do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) quanto aos procedimentos gerais para o desenvolvimento de atividades de protocolo, de observância obrigatória, nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, conforme Portaria Interministerial MP/MJ n.º 1.677, de 7 de outubro de 2015.
Normas Institucionais
- Resolução n.º 39/2023 – Aprova a Política de Gestão de Documentos e Arquivos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE.
Resoluções do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq)
- Decreto n.º 9.235, de 15 de dezembro de 2017 – Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino, e define as regras para guarda e manutenção do acervo acadêmico.
- Portaria n.º 315 do MEC, de 4 de abril de 2018 – Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato-sensu, nas modalidades presencial e a distância, e define as regras para manutenção e guarda do acervo acadêmico.
- Portaria Normativa SGP n.º 9, de 1.º de agosto de 2018 – Cria o Assentamento Funcional Digital (AFD) para os servidores públicos federais.
Classificação de documentos
- Código de classificação e tabela de temporalidade e destinação de documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal
- Código de classificação de documentos de arquivo relativos às atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior
- Tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior
Eliminação de documentos
- Informações sobre a eliminação de documentos
- Resolução n.º 40/2014/Conarq – Dispõe sobre os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR.
- Resolução n.º 44/2020/Conarq – Dá nova redação aos artigos 1.º, 2.º e 3.º e respectivos anexos 1, 2 e 3 da Resolução n.º 40/2014.
Fluxos e Modelos
- Apoio técnico – A Coordenação de Arquivo e Protocolo (CAP) presta orientações às unidades administrativas e acadêmicas na organização dos documentos, através do preenchimento do formulário de solicitação de assistência na organização dos arquivos. O atendimento aos setores e unidades solicitantes obedecerá à lista de espera, respeitando-se a complexidade da assistência requerida e a demanda de setores que já solicitaram assistência à CAP.
- Encaminhamento de documentos para o arquivo intermediário – A transferência de documentos para o arquivo intermediário da Reitoria ocorrerá mediante o preenchimento do modelo de ofício correspondente e da relação de transferência de documentos. Cabe às unidades administrativas da Reitoria comunicarem oficialmente à CAP a intenção de transferir documentos ao arquivo intermediário, solicitando aprovação e prévia orientação técnica. Entretanto, este tipo de transferência será realizada mediante confirmação da disponibilidade de espaço físico para acondicionamento da documentação.
- Encaminhamento de documentos para o arquivo permanente – O recolhimento de documentos para o arquivo permanente da Reitoria ocorrerá mediante o preenchimento do modelo de ofício correspondente, acompanhado da relação de recolhimento de documentos. Cabe às unidades administrativas da Reitoria solicitarem oficialmente ao arquivo permanente o recolhimento de documentos, solicitando aprovação e prévia orientação técnica. O recolhimento será realizado mediante confirmação da disponibilidade de espaço físico para acondicionamento da documentação. O recolhimento de documentos tomará como base a destinação prevista na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos, sendo recolhidos os conjuntos documentais cuja destinação seja a guarda permanente.
- Encaminhamento de documentos para organização – O encaminhamento de documentos para organização no arquivo intermediário da Reitoria ocorre, excepcionalmente, mediante o preenchimento do modelo de ofício para encaminhamento de documentos para organização.
- Empréstimo e consulta de documentos – A solicitação de empréstimo de documentos no Arquivo da Reitoria deve ser formalizada através do endereço eletrônico cap.reitoria@ifsertao-pe.edu.br. A retirada e/ou a devolução de documentos físicos por servidores da Reitoria é realizada pessoalmente, pelo servidor que solicitou o empréstimo. O envio de processos para servidores dos campi é realizado pelo serviço de malote, conforme rotinas estabelecidas com os Correios.