Extensão
Águas Belas recebeu a aula inaugural do projeto “Juventude Transformando o Futuro”
Na última quarta-feira (16), o IFSertãoPE realizou em Águas Belas a aula inaugural do projeto “Juventude Transformando o Futuro”, que oferece cursos profissionalizantes na modalidade de Formação Inicial e Continuada. O objetivo do projeto é promover a qualificação social e profissional de jovens e trabalhadores, facilitando sua formação integral e o acesso ao mercado de trabalho.
A cerimônia contou com a presença do coordenador geral do projeto, Vitor Lorenzo, a secretária de Educação, Daniele Delgado, o secretário de Planejamento e Gestão, Fabio Cabral, além de Ana Izabel, gestora da Escola João Rodrigues Cardoso, Adijania Ernestina, gestora do EREM Coronel Nicolau Siqueira, e Rafael Delgado, gestor do Colégio Gerson de Albuquerque Maranhão.
A secretária de Educação, Daniele Delgado, avaliou o momento como uma oportunidade significativa para o desenvolvimento do município. “Estamos qualificando nossos jovens para que tenham a chance de ingressar no mercado de trabalho e incentivando a buscarem sempre a qualificação por meio da educação. Para o município, isso será muito positivo, pois vem crescendo e ampliando suas oportunidades de emprego. Assim, há uma necessidade crescente de qualificar nossos jovens para que possam se profissionalizar e gerar sua própria renda familiar.”
Neste primeiro momento, foram oferecidas 120 vagas, distribuídas entre os cursos de Eletricista Predial e Assistente em Administração. A expectativa é que novas turmas sejam abertas ao longo de 2025, alinhadas às demandas do município.
Em março de 2024, o Governo Federal aprovou a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e Águas Belas foi selecionada para receber um campus do IFSertãoPE. Com isso, as ações do projeto contribuem para estreitar os laços iniciais do IFSertãoPE com a comunidade local .
O projeto “Juventude Transformando o Futuro” integra o Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), da Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Sua aprovação pelo IFSertãoPE ocorreu em 2023, por meio de uma chamada pública junto ao MTE.