Concluintes de Licenciaturas do IFSertãoPE participarão do Enade 2024

Estudantes concluintes de Licenciaturas ofertadas pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) participarão, este ano, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. A avaliação é conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é uma condição prévia para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma dos alunos habilitados.  A seguir, é possível consultar a lista de cursos participantes, bem como a lista dos Estudantes Concluintes que farão o Exame.

Cursos Participantes do ENADE 2024

Campus Petrolina  Licenciaturas em Química, Física, Música e Computação.
Campus Salgueiro  Licenciatura em Física
Campus Ouricuri  Licenciatura em Química e Matemática
Campus Santa Maria da Boa Vista  Licenciatura em Matemática
Campus Serra Talhada  Licenciatura em Física
Campus Floresta  Licenciatura em Química
Polo UAB  Licenciatura em Matemática

Alunos concluintes Participantes do ENADE 2024

Informações sobre o Exame

Dividido em duas etapas, o exame neste ano tem como foco a avaliação das competências docentes e habilidades práticas desenvolvidas nos estágios supervisionados obrigatórios. Para isso, as provas serão compostas por avaliação teórica e prática. As inscrições para participar são feitas pelos coordenadores dos cursos do IFSertãoPE, mas há várias etapas de responsabilidade dos alunos, por isso, é fundamental a leitura do edital, divulgado pelo Inep em julho deste ano.

Avaliação teórica

A avaliação teórica terá uma parte de formação geral docente, composta por 27 questões de múltipla escolha e comum a todos os cursos. A outra é de componente específico, próprio de cada área, com 37 questões, sendo uma delas discursiva. Participam os concluintes, quem tenha integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo e não tenha colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2025.

As inscrições dos estudantes para a avaliação teórica, a ser realizada em 24 de novembro de 2024, são feitas pelos coordenadores dos cursos. Os concluintes, além de participar da prova, devem preencher obrigatoriamente o Cadastro de Informações Pessoais e o Questionário do Estudante, dentro dos prazos do Edital. É por meio do Sistema Enade que o estudante realiza as ações que são de sua responsabilidade.

Avaliação prática

A avaliação prática será durante a realização do estágio supervisionado obrigatório nas escolas da educação básica, com foco no período em que o estudante assume a regência de classe. As inscrições para esta avaliação ocorrem em dois períodos: de 16 de setembro a 15 de novembro, para os estágios previstos para o semestre 2024/02, e de 03 de fevereiro a 04 de abril de 2025, para os estágios realizados em 2025/01 e são feitas pelos coordenadores de curso.

Os estudantes inscritos na avaliação prática também precisam responder o questionário do estudante, de 02 de setembro até 24 de novembro, para os inscritos para 2024/02. Já para os de 2025/01, estará aberto para preenchimento de 03 de fevereiro a 31 de maio de 2025.

Cronograma da avaliação teórica

02 de setembro a 23 de novembro de 2024:  Preenchimento do cadastro pelos estudantes concluintes habilitados; Preenchimento do Questionário do Estudante.

02 a 08 de setembro de 2024: Solicitação de tratamento pelo nome social (pelos concluintes habilitados); Solicitação de atendimento especializado (pelos concluintes habilitados).

16 a 20 de setembro de 2024: Recurso da solicitação de atendimento especializado (pelos concluintes habilitados).

02 a 16 de setembro de 2024: Indicação do curso pelo estudante concluinte habilitado com mais de uma inscrição.

08 de janeiro de 2025 a 07 de fevereiro de 2025: Solicitação de dispensa de participação na prova pelo estudante.

18 de fevereiro a 04 de março de 2025: Recurso das solicitações de dispensa do estudante indeferidas pela IES.

Cronograma da avaliação da prática

1º período – segundo semestre de 2024

16 de setembro a 23 de novembro de 2024: Preenchimento do questionário do estudante e do questionário de avaliação prática pelo estudante.

2º período – primeiro semestre de 2025

03 de fevereiro a 31 de maio de 2025: Preenchimento do questionário do estudante.

03 de fevereiro a 03 de julho de 2025: Preenchimento do questionário de avaliação prática pelo estudante.

Outras informações poderão ser solicitadas pelos estudantes do IFSertãoPE junto aos coordenadores de seus cursos ou na página do Enade em nosso site.

Texto: Larissa Lins / ASCOM CCEV
*Com informações de ASCOM IFAL e IFRS