Início do conteúdo

IFSertãoPE conquista 26 novas bolsas do CNPq para apoio a programas de iniciação científica e inovação


O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) iniciou o mês de setembro com relevantes conquistas nas áreas de pesquisa e inovação. Recentemente, a instituição obteve a aprovação em diferentes chamadas promovidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conquistando um total de 26 bolsas a mais em comparação ao período anterior (biênio 2022-2024). Este marco representa um avanço significativo para a instituição, que agora conta com um quantitativo de bolsas ampliado para fomento à pesquisa e à inovação, no período de 2024 a 2027.

Pela primeira vez, a instituição foi beneficiada com a aprovação de 12 bolsas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM), por meio da chamada n.º 7/2024, e mais oito no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af), através da chamada n.º 11/2024. Para além dessa conquista inédita, o IFSertãoPE ainda obteve uma bolsa extra no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e, adicionalmente, outras cinco no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) – respectivamente, por meio das chamadas n.º 5 e n.º 6/2024.

Modalidade 2022-2024 2024-2027 Novas bolsas
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) 23 24 +1
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) 14 19  +5
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM) 12  +12
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af) 8 +8
Total 37 bolsas 63 bolsas +26 bolsas

Em termos percentuais, o número total de bolsas obtido nas últimas chamadas do CNPq representa um acréscimo de 70,27% em relação ao período anterior. “Esses resultados refletem o esforço contínuo da equipe da instituição em manter e expandir as oportunidades de fomento à pesquisa”, avalia a chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do IFSertãoPE, Jussara Moreira. “A ampliação das bolsas representa um avanço importante para o fortalecimento das atividades acadêmicas e inovadoras da instituição”, conclui.

Os resultados das quatro chamadas nas quais o IFSertãoPE foi contemplado podem ser consultados a seguir ou na página do CNPq.

Texto: Tito Souza / Ascom

Fim do conteúdo