IFSertãoPE participará do 5º Congresso Nordestino de Educação a Distância que acontece em novembro

De 21 a 23 de novembro, Recife será palco do 5º Congresso Nordestino de Educação a Distância (CONEAD), um evento organizado a partir da parceria de Institutos Federais, incluindo o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O anfitrião deste ano será o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Destinado a docentes, estudantes, gestores e pesquisadores da área, o congresso abordará o tema “Desafios para EAD pública de qualidade socialmente referenciada”. O objetivo do evento é criar um espaço para a reflexão e a troca de experiências entre profissionais, educadores e estudantes envolvidos com a educação a distância.

O CONEAD acontecerá de forma híbrida, com uma programação diversificada que inclui palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos. Os interessados em submeter trabalhos têm até o dia 19 de agosto para enviar artigos completos e resumos expandidos, que serão apresentados virtualmente, ou relatos de experiência, que terão apresentação presencial. Para se inscrever e ter mais detalhes sobre a programação acesse o site do congresso. Os trabalhos submetidos devem se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:

1. Educação a Distância: qualidade na formação de professores
2. Gestão e organização da Educação a Distância
3. Tecnologias da Informação e Comunicação: Inovação, Acessibilidade e Inclusão

O Congresso Nordestino de EaD teve sua primeira edição realizada entre 14 e 16 de dezembro de 2020, pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano, com o tema “Educação Híbrida e Tecnologias Educacionais”. Naquele ano, o evento foi uma resposta ao novo contexto educacional e socioeconômico gerado pela pandemia da Covid-19. Desde então, o CONEAD tem promovido a produção científica e a colaboração entre Institutos Federais, principalmente da região nordeste. Para Eudis Teixeira, Diretor de Educação a Distância do IFSertãoPE “a participação da instituição como uma das organizadoras do congresso reforça o compromisso com a excelência acadêmica e a inovação no ensino a distância”.