IFSertãoPE recebe visita da Cônsul Geral da Argentina

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) recebeu, nesta terça-feira (13), a visita da Cônsul Geral da Argentina, Sra. Julieta Grande. O objetivo da agenda foi fomentar parcerias com a Argentina, através de programas de internacionalização voltados para a área da Agricultura e do Agronegócio da região do Vale do São Francisco.

A programação da visita teve início pela manhã, com uma reunião envolvendo o reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Alencar, os pró-reitores de Extensão e Pesquisa, Adeisa Guimarães e Francisco Gama, a coordenadora de Relações Internacionais, Sarah Rachel e a servidora do campus Petrolina Zona Rural, Tatiane Xavier, reitor e vice-reitora da Univasf, Télio Nobre e Lucia Marisy e representantes da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), Yanne Moreira, Virgínia Fialho, Elen Gomes e Pedro Neves.

Durante a tarde, a comitiva visitou o campus Petrolina Zona Rural, onde conheceu a dinâmica de funcionamento e potencialidades da Escola do Vinho, sendo apresentada a produtos elaborados pelos estudantes de Viticultura e Enologia, como vinhos, suco de uva, geleias, uva-passa, vinagre e farinha de uva. Em seguida, a cônsul conheceu o Centro de Línguas, onde discutiu-se a possibilidade de intercâmbio de idiomas.

De acordo com o reitor Jean Carlos Alencar, a intenção é estreitar relações entre o IFSertãoPE e entes da Argentina, desde a nível governamental, universidades e empresas. “Para a instituição é um momento muito importante estar nesse diálogo com a Cônsul da Argentina, senhora Julieta Grande, e junto ao Governo do Estado, através da Adepe, e a ideia é que possa servir um cenário de várias parcerias. Temos várias possibilidades para instituição, desde troca de pesquisas a intercâmbio de alunos”, afirmou. Ainda segundo o reitor, em um primeiro momento o foco das parcerias é na área de Viticultura e Enologia com a região de Mendoza, mas já existem diálogos voltados para outras áreas como a de tecnologia.

Esta foi a primeira agenda no interior de Pernambuco da Cônsul Julieta Grande. Para ela, o resultado foi bastante positivo. “A partir do conhecimento apareceram as oportunidades de parceria e o diferencial que tem essa visita é que a gente já conseguiu começar a enxergar pontos para estruturar uma cooperação. É muito importante também o perfil de inserção social que os Institutos Federais têm, a gente valoriza muito e acredita que é uma excelente maneira de criar mais oportunidades, isso está bem alinhado com nossos valores. Esse foi o início de uma agenda de trabalhos juntos muito promissora”, declarou.

De acordo com Sarah Rachel, a visita foi fomentada a partir da parceria construída com o Núcleo de Internacionalização do Estado de Pernambuco (NINTER-PE), do qual o IFSertãoPE faz parte, no momento ocupando a cadeira da vice-coordenação. “A partir dessa visita será construído um convênio com o Estado de Pernambuco e Mendonza (Argentina), do qual seremos membros, enquanto participantes no eixo acadêmico”, disse. A próxima etapa, segundo Sarah, é a elaboração de um plano de trabalho, para que, finalmente, seja firmado acordo de cooperação internacional.