Início do conteúdo

IFSertãoPE sediará fase da 14ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP)


O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) receberá, no próximo dia 14 de agosto, etapa da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Esta é a primeira vez que a OBAP realiza fase presencial na Região Nordeste.

A etapa acontecerá no campus Petrolina Zona Rural, a partir das 10h, com a presença de 54 equipes competidoras, formadas por um orientador e três estudantes, sendo 42 equipes com estudantes do ensino técnico integrado ou concomitante ao Ensino Médio; nove equipes com alunos de cursos subsequentes e três equipes internacionais (Colômbia, Argentina e Uruguai). Todos os competidores estão matriculados em cursos ligados à Agropecuária e áreas afins, das redes federal, estadual e municipal e da rede privada de ensino de 19 estados brasileiros. O IFSertãoPE tem duas equipes representantes, dos campi Salgueiro e Santa Maria da Boa Vista.

Os obapianos terão um dia de prova (13/08) e, nesse período, serão desafiados a resolver, individualmente e em equipe, atividades teóricas e práticas envolvendo regulagem e uso de maquinário e equipamentos agrícolas, simulação de técnicas de inseminação artificial, produção de insumos para o campo e muito mais. Todas as provas acontecem no Campus Senhor do Bonfim, no IFBaiano.

No campus Petrolina Zona Rural serão realizadas visitas técnicas a setores e projetos, como Bovinocultura, Piscicultura, Pivô Central, Trilha Ecológica Inclusiva, Agrofloresta, Escola do Vinho, dentre outros, além da cerimônia de encerramento da Olimpíada, onde serão conhecidos os campeões.

Histórico da OBAP
A olimpíada é realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) desde 2011. A competição científica nacional é voltada para estudantes do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais.

O principal objetivo da OBAP é aprimorar o ensino público de nível técnico ligado à Agropecuária e, assim, injetar no campo profissionais competentes que encontrem soluções sustentáveis e visionárias para os desafios contemporâneos que envolvam a sociedade e a natureza.
Ao promover o contato dos competidores com o pensamento e as práticas inovadoras e tecnológicas voltadas para a produção agropecuária, a Olimpíada também visa incentivar os jovens do ensino técnico a ingressarem nas carreiras docente e técnico-científicas ligadas às Ciências do Campo.

Fim do conteúdo