Início do conteúdo

IFSertãoPE vai oferecer 1.736 vagas em cursos técnicos para ingresso em 2026; inscrições para o Processo Seletivo iniciam nesta sexta-feira (8)


Com o mundo de trabalho cada vez mais competitivo, o ingresso num curso técnico pode ser o diferencial na busca por melhores oportunidades profissionais. Neste sentido, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) é o ponto de partida ideal para aqueles que desejam obter conquistas ainda maiores, por meio de uma formação profissional e tecnológica de qualidade.

Nesta segunda-feira (4), o IFSertãoPE anunciou a publicação de dois editais destinados ao Processo Seletivo de estudantes para ingresso nos cursos técnicos da instituição, referentes ao ano letivo de 2026 (PS 2026). Ao todo, são oferecidas 1.736 vagas distribuídas em sete campi (Floresta, Ouricuri, Petrolina, Petrolina Zona Rural, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada), nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Proeja e Subsequente (Pós-Médio). As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 8 de agosto a 14 de setembro de 2025.

Modalidades

O edital n.º 101/2025 prevê um total de 1.064 vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, para entrada no primeiro semestre de 2026. Com duração regular de três anos, esses cursos oferecem formação profissional técnica ao mesmo tempo em que o(a) estudante conclui a última etapa da educação básica, o ensino médio. Assim, para concorrer a uma das vagas disponíveis nesta modalidade, é necessário ter concluído o Ensino Fundamental. A depender do campus de oferta e do curso escolhido, as aulas poderão ocorrer nos turnos matutino, vespertino ou noturno, conforme detalhado no quadro de vagas disponível no edital. (Anexo I).

Já o edital n.º 102/2025, destinado à oferta de cursos técnicos na modalidade Subsequente (pós-médio), conta com um total de 672 vagas disponíveis, para ingresso no primeiro ou segundo semestre de 2026. Com duração média de dois anos, os cursos desta modalidade são voltados para candidatos que já concluíram o Ensino Médio, mas que desejam acrescentar uma habilitação técnica à sua formação curricular. Os horários das aulas também variam de acordo com o campus de oferta e o curso escolhido, podendo ocorrer nos turnos matutino, vespertino e noturno, tal como especificado no quadro de vagas disponível no edital. (Anexo I).

Inscrições

Nos dois casos, as inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, por meio do Portal do Candidato (selecao.ifsertaope.edu.br). Inicialmente, o candidato deverá cadastrar-se no portal (no menu superior), preenchendo o formulário com os seus dados pessoais e utilizando uma conta de correio eletrônico (e-mail) válida, que é necessária para a ativação do cadastro. Após a confirmação do cadastro, o candidato deverá acessar a sua área reservada (opção “Entrar”, no menu superior), digitando o número do CPF e a senha. Na sequência, irá selecionar o edital ao qual deseja concorrer e informar o curso escolhido, preenchendo corretamente os dados solicitados e anexando toda a documentação exigida, consoante o grupo de concorrência pretendido.

Antes de efetuar a sua inscrição, o candidato deverá consultar previamente os editais nº 101 e 102/2025, considerando as vagas disponíveis para a ampla concorrência e o percentual reservado por meio da Lei n.º 12.711/2012 (Lei de Cotas). De acordo com a legislação, metade das vagas de cada curso deve ser reservada aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou comunitárias. Desse percentual, 50% das vagas também deverão ser reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo per capita. A Lei ainda estabelece critérios de reserva de vagas para os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e para pessoas com deficiência.

Para os candidatos autodeclarados como pretos, pardos, indígenas ou quilombolas, a validação das informações apresentadas no ato da inscrição será confirmada posteriormente mediante procedimento de heteroidentificação, realizado por uma Comissão de Ações Afirmativas, nos termos da Resolução n.º 14/2020 do Conselho Superior (Consup) do IFSertãoPE.

Classificação e seleção dos candidatos

A classificação e a seleção dos candidatos inscritos no Processo Seletivo 2026 ocorrerá de duas formas, consoante a modalidade escolhida. No caso dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, a classificação será realizada mediante a análise do histórico escolar ou declaração de notas, tendo como critério a média final obtida pelos candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7.º e 8.º anos do Ensino Fundamental ou séries equivalentes. Para os cursos técnicos da modalidade subsequente (pós-médio), o preenchimento das vagas ocorrerá por meio de sorteio eletrônico dos candidatos regularmente inscritos, sendo considerados aprovados os primeiros sorteados dentro do número de vagas oferecidas por cada campus, curso e turno.

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 22 de dezembro de 2025, com matrículas previstas para o mês de janeiro do ano seguinte. Todas as informações sobre o Processo Seletivo 2026, como  as vagas disponíveis e os critérios de participação, podem ser consultadas nos editais n.º 101/2025 (Médio Integrado) e n.º 102/2025 (Subsequente).

Texto: Tito Souza / Ascom

Fim do conteúdo