Início do conteúdo

IFSertãoPE visita terreno do campus Águas Belas e assina, com Ministro da Educação, Ordens de Serviço para construção de novos campi


Assinatura da Ordem de Serviço para início das obras dos novos campi

Na manhã de ontem (15), mais um passo importante foi dado para a expansão do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O reitor Jean Carlos Coelho de Alencar e a equipe de Engenharia da Instituição estiveram no município de Águas Belas e realizaram uma visita técnica ao terreno onde será construído um dos novos campi do IFSertãoPE. O terreno é fruto de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Águas Belas, que realizou a doação e será responsável por alguns ajustes no local, tais como limpeza, terraplanagem e infraestrutura de água e energia elétrica.

O prefeito de Águas Belas, Elton Martins, destaca a importância deste momento para o município. “É um momento histórico para a nossa cidade, resultado de muito trabalho, articulação e, acima de tudo, coragem para tomar decisões que mudam o futuro. A Educação será sempre um dos pilares do nosso governo e agora, com o IFSertãoPE, nossos jovens terão ainda mais oportunidades para transformar o presente e construir um futuro digno”, avalia, em uma postagem realizada em sua rede social.

O reitor Jean Alencar visitou o terreno do futuro campus Águas Belas junto ao prefeito da cidade, Elton Martins (de terno) e da equipe de obras da Reitoria

O IFSertãoPE já dispõe dos recursos financeiros que ultrapassam R$ 15 milhões para a obra de cada um dos novos campi. A licitação também já foi concluída, e a Ordem de Serviço para o início da construção foi assinada pelo reitor Jean Carlos e pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, na manhã desta quarta-feira (16), em um evento realizado em Recife, durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Na ocasião, esteve presente também a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, bem como outras autoridades.

O reitor Jean Alencar avalia que a visita ao terreno, bem como a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras, são passos efetivos para a chegada do IFSertãoPE nas cidades de Águas Belas e Araripina. “Estamos cada vez mais perto de dizer que o Instituto chegou nas nossas novas localidades. Em Águas Belas, agradecemos ao prefeito por todo o apoio que vem oferecendo ao IFSertãoPE com o terreno do campus. É uma alegria para nós chegar, efetivamente, tanto em Águas Belas quanto em Araripina, e poder transformar a realidade dessas cidades por meio da Educação profissional e tecnológica”, destaca.

As unidades estão sendo implementadas com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), como parte do plano de expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), que está implantando 102 novos campi por todo o Brasil, em regiões que ainda não possuem unidades ou que registram baixo número de matrículas em cursos técnicos de nível médio em relação à população da região. O investimento total na expansão é de R$ 2,5 bilhões.

Confira aqui reportagem do MEC sobre a assinatura das ordens de serviço.

Texto: Larissa Lins / ASCOM 
*Com informações e fotografia de ASCOM / MEC

Fim do conteúdo