Início do conteúdo

Orquestra IFSertãoPE comemorou dois anos com concerto “Toca Raul”


Na última sexta-feira (26), a Orquestra IFSertãoPE celebrou dois anos de existência com uma apresentação que emocionou o público presente no Teatro Dona Amélia, em Petrolina. O concerto “Toca Raul” reuniu mais de 400 espectadores, que contribuíram com um quilo de alimento não perecível para doação.

Com elementos teatrais incorporados à performance, a orquestra proporcionou ao público um espetáculo que foi além da música. Expressões cênicas, figurinos e interações com a plateia conferiram ao concerto um clima performático e envolvente. Arranjos inéditos de grandes clássicos de Raul Seixas deram o tom da apresentação, e o público reagiu com entusiasmo, cantando junto e aplaudindo de pé os momentos mais marcantes. Não faltaram sucessos como “Medo da chuva”, “Metamorfose ambulante”, “Maluco beleza” e “Tente outra vez”, dentre outras. Para ver o repertório completo, clique aqui.  

O maestro da Orquestra IFSertãoPE, professor Iuri Ozires, agradeceu ao público presente, aos integrantes da Orquestra, aos participantes especiais, ao IFSertãoPE e a todos os apoiadores do evento. “Em breve estaremos promovendo outras apresentações, inclusive, no auditório do campus Petrolina, nossa casa”, afirmou, emocionado com a receptividade da  plateia. Para a pró-reitora de Extensão e Cultura do Instituto, Adeísa Guimarães, o concerto foi surpreendente e emocionante. “A Orquestra IFSertãoPE levou a força da arte de Raul Seixas, provocou um sacolejo bom em nossa memória e um desejo forte de resgatar a vibração ousada desse artista inesquecível. Nosso agradecimento à Orquestra pelo brilhantismo e sensibilidade!”, relatou Adeísa.

A Orquestra – A Orquestra IFSertãoPE foi fundada no 1º semestre do ano de 2023, sendo um projeto do curso de licenciatura em música. Contava, inicialmente, com a participação de poucos membros, mas foi expandindo de tal forma que hoje ultrapassa a marca de 50 músicos. Entre os membros ativos, encontramos não apenas alunos do próprio Instituto, mas também professores, alunos egressos, docentes do curso de licenciatura em música, estudantes de outras áreas acadêmicas e membros da comunidade externa. Essa diversidade de participantes não apenas enriquece a composição da orquestra, mas também reflete seu compromisso em ser uma entidade inclusiva e aberta à colaboração interdisciplinar.

Texto: Larissa Lins / ASCOM

Fim do conteúdo