Eventos
Pela primeira vez no Nordeste, IFSertãoPE recebe fase presencial da 14ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária
O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE foi palco, na manhã desta quinta-feira (14), de uma das fases presenciais da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), que, pela primeira vez, visita o Nordeste.
Delegações de instituições de ensino das redes federal, estadual e municipal e da rede privada de 19 estados brasileiros e representantes de Argentina, Paraguai e Uruguai participaram de uma visita técnica, em que puderam conhecer setores de produção e projetos desenvolvidos no campus, em um tour envolvendo 20 estações, que contemplaram os setores de Bovinocultura, Piscicultura, Piscicultura, Casa de bombas e canal de irrigação, pivô central, Horticultura, área de cultivo de uva, Meloponicultura e apicultura, Hidroponia, Centro de Línguas, Escola do Vinho.
Os competidores puderam conhecer ainda os seguintes projetos: Núcleo de Estudos em Forragicultura e Produção de Ruminantes, Trilha Ecológica Inclusiva, Horto Medicinal Orgânico, Núcleo de Extensão em Agroecologia, InOviSertão, Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Inovação e Administração Rural, Supera São Francisco, Nas Ramas da Esperança e IFEduca 4.0.
Estudantes, professores e gestores foram recebidos pela pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSertãoPE, Adeísa Carvalho, e pelo diretor-geral do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Lorenzo, que deram as boas-vindas apresentando brevemente características e potencialidades da região e do campus.
O estudante Iuri Santana foi um dos representantes do IFSertãoPE na OBAP, integrando a equipe de Santa Maria da Boa Vista. Para ele, a experiência de participar da Olimpíada está sendo incrível. “É a primeira vez que estou visitando o campus e estou surpreso com o tamanho. Está sendo uma experiência interessante e inovadora, porque a gente conhece mais sobre o campus do outro, como funciona, troca conhecimento”, declarou.
André Cavalcante é professor do Centro Estadual Integrado Rural de Boa Esperança, no Espírito Santo, e se surpreendeu com a área do campus Petrolina Zona Rural e com os projetos desenvolvidos. “Tenho certeza que esses projetos são muito importantes, não só para o desenvolvimento da região, mas para todo o conhecimento dos nossos estudantes, para que eles possam expandir para outros locais”.
Sarah Cristina e Taynara Carvalho são estudantes do Senar em Minas Gerais. Pela primeira vez na região do Vale do São Francisco, elas se encantaram com as possibilidades apresentadas de cultivo de variadas culturas, a partir da irrigação. “Nunca tinha vindo por aqui e no trajeto até aqui a gente observou terra sem plantio. Achei muito interessante a rotação de culturas, o manejo que é feito e o cuidado da instituição, declarou Taynara.
A OBAP
A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) desde 2011. A competição científica nacional está na 14ª edição e é voltada para estudantes do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais, com objetivo de aprimorar o ensino público de nível técnico ligado à Agropecuária e, assim, injetar no campo profissionais competentes que encontrem soluções sustentáveis e visionárias para os desafios contemporâneos que envolvam a sociedade e a natureza.

Em visita técnica ao campus Petrolina Zona Rural, os reitores do IFSertãoPE, Jean Carlos Alencar, do IFBaiano, Aécio José Duarte e do IFSULDEMINAS, Cléber Ávila Barbosa
O reitor do IFSertãoPE, Jean Alencar, destacou a importância do evento e o quão significativo foi a realização de uma de suas etapas na instituição e agradeceu o empenho de todos que fizeram desse um momento tão importante.
O reitor do IFBaiano, outra instituição nordestina que também recebeu a fase presencial da Obap, Aécio José Duarte, também acompanhou a visitação ao campus Petrolina Zona Rural. “Tem sido muito gratificante a realização deste evento, que é representativo de nossa rede e que trouxe de forma inédita para o Nordeste, para o Semiárido e, mais inédito ainda, dois Institutos se juntando, cooperando entre si para realizar um evento dessa magnitude”, declarou.
Representante da instituição realizadora da OBAP, o reitor do IFSULDEMINAS, Cléber Ávila Barbosa, demonstrou alegria em ver a Olimpíada acontecer no Sertão Pernambucano. “A OBAP, que a gente viu nascer no Sul de Minas, se tornou muito importante para os estudantes, para os cursos da área de Agropecuária e estamos muito empolgados, percebendo o quanto os estudantes estão participando e aprendendo”, afirmou.
O campus Petrolina Zona Rural sediou, ainda, a solenidade de premiação e encerramento da 14ª OBAP.
Texto: Inês Guimarães/ Ascom