Projeto de extensão do campus Serra Talhada apresenta a história da cidade através das artes plásticas

Nas telas em branco, aos poucos a história de Serra Talhada ganha cor. Não por meio dos livros ou da memória escrita, mas pelo toque dos pincéis que resgatam o passado de forma artística. É dessa forma que o projeto “Serra Talhada: história pintada”, desenvolvido pelo campus do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), transforma a cultura e a história da cidade em arte, fazendo com que as raízes do cangaço e o ritmo do xaxado se revelem mais uma vez. O óleo sobre a tela se transforma em uma forma de preservação do patrimônio local.

Em meio a uma sociedade cada vez mais globalizada, o projeto busca preservar as tradições e a identidade regional através da arte. A proposta de unir arte e educação tem como objetivo intervir no processo de esquecimento cultural, criando uma ponte simbólica entre o passado e o presente. A ideia é contar a história de Serra Talhada, desde os primeiros habitantes indígenas, passando pela figura de Lampião e a tradição do xaxado, até chegar à cultura atual.

O projeto, que iniciou as suas atividades em julho deste ano, hoje conta com a participação de nove alunos do campus. As aulas são realizadas em formato híbrido, com encontros presenciais e virtuais, que ensinam desde a história local até técnicas de pintura. A pesquisa é conduzida pelo aluno bolsista João Pedro, que executa uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos e jornais da época, com suporte do orientador do projeto, professor Oto Albuquerque, para assegurar que as temáticas abordadas sejam fielmente representadas.

Já as oficinas de arte, por sua vez, são ministradas por Isac Medeiros, também bolsista do projeto e artista com mais de dez anos de experiência. Isac acredita que o projeto atua como fortalecedor da cultura local. “Estamos aprendendo sobre ela (a cultura), expandindo o conhecimento para mais pessoas, sobretudo jovens, que, imersos nas novas tecnologias e em contato direto com novas culturas, muitas vezes se esquecem da nossa”, relata.

Ainda em fase inicial, com as primeiras oficinas em andamento, em breve o projeto dará início à próxima etapa, com foco na elaboração das telas. Ao final das oficinas, previstas para novembro deste ano, o objetivo é realizar uma exposição que reunirá 30 telas pintadas pelos próprios participantes do projeto. A mostra será realizada nas instalações dos campus Serra Talhada e pretende ser mais um espaço para o diálogo entre arte, história e comunidade, reforçando a importância da preservação cultural.

Texto: Yanne Nascimento

Edição e supervisão: Tito Souza / Ascom