Projeto “Arte em Cena” envolve interdisciplinaridade e expressão artística no campus Santa Maria da Boa Vista

Desde 2009, o sarau estudantil já se tornou um momento bastante aguardado pelos estudantes do Ensino Médio do campus Santa Maria da Boa Vista, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Realizado anualmente, o evento oferece aos alunos a oportunidade de criar pontes entre áreas do conhecimento que, à primeira vista, podem parecer distantes entre si. Este é um dos objetivos do projeto de extensão “Arte em Cena: Palco de Saberes e Descobertas”, que busca integrar disciplinas técnicas em torno de um eixo comum: a expressão artística.

O projeto tem como foco a criação de conexões entre as disciplinas e o uso da arte como ferramenta pedagógica, partindo de experiências que ultrapassam as linhas convencionais da educação. A partir de uma temática geral, os participantes escolhem subtemas relacionados com as diversas áreas de estudo, como literatura, biologia, matemática, química, sociologia, história e línguas. Atualmente, o projeto conta com a participação de 130 alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Médio, distribuídos em 12 equipes, sob a orientação de professores das mais diversas áreas do conhecimento.

Este ano, o sarau pretende abordar a efemeridade da existência humana e a sua representação por meio de diferentes linguagens artísticas. “A escolha do tema é bem empírica, mas como sentimos muito a pandemia e as nossas perdas, e como a nossa saúde mental não está ilesa, decidi trazer esse tema este ano para tentar amenizar esse clima angustiante e difícil que é falar sobre morte. É tão presente, tão certo, mas tão difícil e amedrontador ao mesmo tempo”, explica a professora Talita Massena, orientadora do projeto desde a sua fundação.

Em termos de organização, o projeto foi dividido em três etapas principais. Na primeira delas, os alunos realizaram pesquisas sobre o modo como diferentes povos e culturas, em distintos momentos históricos, lidaram com o tema. Na segunda etapa, a presença da temática foi analisada em obras da literatura brasileira e portuguesa: desde autores consagrados, como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e Ariano Suassuna, até autores contemporâneos, como Itamar Vieira Júnior e Jarid Arraes. Neste momento, os estudantes estão trabalhando na terceira etapa do projeto, intitulada “Fazendo Arte e Cultura”, na qual o conhecimento adquirido nas etapas anteriores é transformado em expressões artísticas.

“Na apresentação, os estudantes repassam para o público aquilo que aprenderam com as pesquisas e orientações dos professores, com uma linguagem acessível e artística – seja por meio de peças de teatro, cordéis, danças ou recitais que reflitam suas descobertas e interpretações”, descreve a professora Talita. Para a estudante Hágtha Lima, participante do projeto há dois anos, o sarau é um momento de diversão, mas também de aprendizado. “É uma forma mais ‘leve’ de conseguirmos expressar o nosso lado artístico com todo o aprendizado que nos foi passado”, ressalta a aluna.

De acordo com a equipe do projeto, a realização do tão esperado sarau artístico está prevista para o final de novembro, e ocorrerá no auditório do campus. O evento será realizado em duas noites, dividindo as apresentações para que o público possa acompanhar de perto todas as performances.

Texto: Yanne Nascimento

Edição e supervisão: Tito Souza / Ascom