Eventos
Com homenagem às tradições locais, atividades da Jince/JID 2025 iniciam nesta quarta-feira (26) no campus Santa Maria da Boa Vista
Nesta quarta-feira (26), o campus Santa Maria da Boa Vista deu início à programação da 20.ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince) e da 14.ª Jornada de Iniciação à Docência (JID), cujas atividades prosseguem até à sexta-feira (28). Com o tema geral “Maré de ciência no sertão: conexões científicas em 20 anos de história”, a edição deste ano homenageia as tradições locais e assinala a passagem de duas décadas desde a realização da primeira jornada, inicialmente com o nome de Jornada de Iniciação Científica (Jinci).
Assim como nas edições anteriores, a programação deste ano contempla uma grande variedade de atividades científicas e culturais, incluindo palestras, minicursos, oficinas, visitas técnicas, mostras e intervenções. Paralelamente às jornadas, também acontecerá a 12.ª Mostra de Inovação e Empreendedorismo, uma iniciativa destinada especificamente à apresentação de soluções criativas (como startups, serviços, produtos ou metodologias) que atendam a demandas sociais, tecnológicas ou mercadológicas.
Além das apresentações orais de projetos de ensino, pesquisa e extensão, o primeiro dia do evento foi marcado por atividades tão diversas como oficinas de “Grafismo indígena”, “Pós-colheita de uva”, “Compostagem doméstica como prática de educação ambiental” e “Papietagem e papel machê para produção de material pedagógico”, entre outras.
Palestras, minicursos, rodas de conversa e intervenções artísticas também marcaram a programação de ontem (26), que contou com a apresentação do “Reisado Saruê: Herança viva de Amarina”, visita ao Museu Coripós e a participação do “Coral Floresta: EnCanto do Sertão”.
À noite, foi realizada a abertura oficial do evento, com a participação da Mesa Diretiva da Jince/JID 2025. Ao final, houve uma apresentação cultural do grupo “Pôr do Samba”. Consulte aqui a programação completa do evento.








