Início do conteúdo

Aberta III Edição dos Jogos dos Servidores do IFSertãoPE


Uma noite de alegria e celebração do espírito esportivo. Assim, foi a abertura dos III Jogos dos Servidores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Realizados em Floresta-PE, os jogos deste ano reúnem 239 servidores/atletas, entre ativos e aposentados, e disputas em 12: futsal, voleibol, basquete 3×3, vôlei de areia, queimada, natação, atletismo, xadrez, tênis de mesa, dominó, dama e pôquer.

A cerimônia de abertura foi realizada na quadra poliesportiva do Campus Floresta do IFSertãoPE e reuniu, além dos servidores/atletas, autoridades institucionais. Após a entrada das delegações e da execução do Hino Nacional do Brasil, os competidores presentes prestaram o juramento dos jogos – conduzido pela professora do Campus Floresta do IFSertãoPE, Camila Teixeira Lima -, se comprometendo com as regras e regulamentos, a lealdade nas disputas e o respeito ao espírito esportivo e aos adversários e companheiros.

Em seguida, foi aceso o fogo olímpico, representando a paz, a união entre os povos e o espírito de superação que o esporte representa. O ato é inspirado na tradição da Grécia Antiga e coloca o fogo como sinal de pureza, energia e luz. O acendimento do fogo olímpico foi realizado pelo Técnico em Técnico-Administrativo em Educação do Campus Floresta do IFSertãoPE, Eldher Bezerra de Sá.

A Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho é a responsável pelos III Jogos dos Servidores do IFSertãoPE. A coordenadora do setor, Geilane Carvalho, destacou a parceria com o Campus Floresta do IFSertãoPE para a realização do evento. “A gente sabe que a logística é difícil, é desafiadora, mas desde o primeiro momento, a direção do campus aceitou esse desafio e tem nos ajudado a tornar esse evento mais belo”, agradeceu Carvalho.

 

O Diretor-Geral do Campus Floresta do IFSertãoPE, Iran Torquato, aproveitou a cerimônia de abertura para dar boas-vindas a todos os participantes e destacou a importância do momento. “Apesar de ser competição, nós viemos nos confraternizar e mostrar para o país que a educação transforma e que nós somos responsáveis por isso. Os jogos são uma afirmação do porquê a educação é transformadora e nós precisamos nos encontrar e confraternizar”, pontuou Torquato.

A escolha do Campus Floresta não foi por acaso. A unidade é a mais antiga do IFSertãoPE fora de Petrolina e pela primeira vez recebeu os Jogos dos Servidores. O Reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Alencar, destacou o esforço institucional para viabilizar o evento. “A nossa ideia era justamente de sair desse cenário de estar fazendo as coisas só em Petrolina. A gente precisa conhecer outras realidades. Os colegas servidores precisam conhecer também qual é a realidade aqui de Floresta. E fazer uma um evento como esse, dá visibilidade muito grande para o campus que recebe”, comentou Alencar.

A III Edição dos Jogos dos Servidores segue até o dia sexta-feira (31). O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Floresta, do Sesc Floresta e da Uninassau Campus Serra Talhada.

Com informações de Felipe Piauilino
Fotos: Alberto Paixão
Texto: Jadir Souza/Ascom

Fim do conteúdo