Início do conteúdo

Comitiva do IFSertãoPE participa da 49º Reunião de Dirigentes da Rede Federal


Durante quatro dias, dirigentes de todos os Institutos Federais, Cefet`s e do Colégio Pedro II estiveram reunidos discutindo temas que interessam ao desenvolvimento da educação no Brasil. A 49º Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec 2025) foi realizada em Bonito-MS e teve como tema “A Rede Federal é maior que o mundo”.

O evento reuniu, entre os dias 02 e 05 de setembro, reitores, pró-reitores, diretores gerais e sistêmicos de todas as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) esteve representado por uma comitiva de 15 pessoas, de diversas áreas e unidades diferentes do instituto.

O Reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar, durante mediação de mesa-redonda na Reditec

Durante a programação da Reditec, a Auditora titular do IFSertãoPE, Damiana Araújo, participou da mesa “Integridade e gestão de riscos: pilares da governança pública”, ao lado da professora do Cefet-MG, Carolina Riente, e da Reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Outra mesa com participação do IFSertãoPE foi a que teve como tema “A Matriz Orçamentária nas perspectiva do Ensino, Pesquisa e Extensão”, que foi mediada pelo Reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar, e teve as participações do Coordenador-geral de Planejamento e Gestão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Vanderlei Pettenon, do Pró-reitor de Administração do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), João Leandro Oliveira, e da Pró-reitora de Administração Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Alice Aleixo.

Ainda dentro da Reditec, foi realizada a Mostra de Experiências Exitosas e Boas Práticas. O trabalho “Jogos que acolhem: A sala de jogos educativos como espaço de permanência, pertencimento e aprendizagem no IFSertãoPE” foi selecionado e apresentado durante a Reditec, pela Assistente de Alunos do Campus Petrolina, Rozeane Araújo. “Foi muito satisfatório, porque pude compartilhar o projeto com professores, diretores e técnicos administrativos de vários campi do país, dando assim uma visibilidade maior ao projeto desenvolvido dentro do campus Petrolina”, explicou Araújo.

A Assistente de Aluno do IFSertãoPE, Rozeane Araújo, compartilhando a experiência da sala de jogos educativos do Campus Petrolina

O Reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar, destacou as possibilidades de troca de conhecimento entre dirigentes de diversas instituições da RFEPCT. “Às vezes, a gente no nosso mundo não tem essa visão mais ampla da rede e de algumas discussões que estão acontecendo na Rede. E a lógica da Reditec é justamente possibilitar essa discussão mais ampla. E um ponto bem simbólico nessa edição foi a Reditec Mulher, uma ação voltada para as discussões de gênero, o papel da mulher na gestão das instituições e a gente tem certeza de que ele vai fazer parte dentro da grade das próximas edições”, pontuou Alencar.

 

 

Lançamento de livro 

Na quinta-feira (04), no Auditório Conif, montado no Centro de Convenções de Bonito-MS, foi lançado o livro “ A Matriz Orçamentária da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um guia abrangente”. No livro, os autores se debruçam sobre aspectos da formação e distribuição orçamento da RFEPCT.

Autores do livro: “A Matriz Orçamentária da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica: um guia abrangente

Entre os organizadores da obra, está o Reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar. Além dele, assinam a publicação: André Luis Rocha de Souza, Honório José de Morais Neto, João Leandro Cássio de Oliveira e Vanderlei José Pettenon. A obra nasceu da necessidade de tornar mais acessível ao público as informações sobre a composição e execução do orçamento da RFEPCT. “Depois de algumas discussões e trabalhos desenvolvidos, a gente percebeu que o caminho melhor fosse trabalhar um texto que não fosse tão técnico e que, em certa medida, conseguisse dar um cenário do que a metodologia”, explicou Alencar.

O lançamento do livro foi prestigiado por dirigentes de diversas instituições. A Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Ana Paula Giraux, também acompanhou o evento e destacou a iniciativa dos autores do livro no esforço de tornar o conhecimento sobre a Matriz Orçamentária da RFEPCT mais acessível. “Eu acho que esse livro vai dar para os reitores um conhecimento maior da matriz e, claro, para a comunidade como um todo. Acho que diretores-gerais e os outros diretores vão compreender melhor e a sociedade vai entender como se constitui o nosso orçamento e, a partir daí, fazer críticas e sugestões para que a gente possa tentar aumentar esse orçamento e fortalecer cada vez mais nossa rede”, finalizou Giraux.

O livro foi editado pela Editora IFSertãoPE e pode ser baixado gratuitamente neste link.

Jadir Souza/Ascom

Fim do conteúdo