Publicações
Editora do IFSertãoPE divulga publicações de livros lançados em 2023-2024, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e o XII Congresso Brasileiros de Pesquisadores (as) Negros (as) (COPENE)
Hoje, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é um momento de reflexões e afirmações constantes na luta contra o racismo, em busca de oportunidades e direitos.
Neste contexto, a Editora IFSertãoPE reafirma o seu compromisso social, ético e público e destaca as publicações de livros lançados em 2023-2024, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e o XII Congresso Brasileiros de Pesquisadores (as) Negros (as) (COPENE). Nesta coletânea de nove livros, as obras de caráter acadêmico-científico são compostas por pesquisadores (as) negros(as) em face da produção e da difusão de pesquisas científicas e estudos em diferentes áreas de conhecimento, particularmente voltadas à realidade da população negra no Brasil, que certamente contribuirá para futuras pesquisas no que diz respeito à compreensão e combate ao racismo na sociedade.
Todos os livros são gratuitos e podem ser acessados pelo link: https://ifsertaope.edu.br/livros/.
Livros:
. Mulheres negras, educação, trabalho e luta por direitos: interfaces com o serviço social. Organizadoras: Daniela Ferrugem, Loiva Mara de Oliveira Machado e Magali da Silva Almeida
. Relações étnico-raciais e artes na educação básica: desafios e possibilidades. Organizadores: Renan Ribeiro Moutinho e Eduardo Machado dos Santos.
. Pluralidade Étnico-Racial e Currículo Emancipatório: pesquisas, experiências e ações educativas pensando o chão de escola. Organizadoras: Elizabeth de Jesus da Silva; Juliana das Graças Gonçalves Gualberto e Rosa Margarida de Carvalho Rocha
. Infâncias, educação infantil e relações étnico-raciais: possibilidades e desafios nos 20 anos da Lei 10.639/2003. Organizador: Otávio Henrique Ferreira da Silva.
. Genocídio e Racismo: Desafios para Reconstrução da Sociedade Brasileira no Período Pós-Pandemia. Organizador: Ricardo Matheus Benedicto
. Infâncias e marcadores sociais da diferença: estratégias teóricas e metodologias no contexto brasileiro. Organizadores: Cristina Teodoro, Fabiana Oliveira e Maria Walburga dos Santos.
. Literaturas, linguagens e artes: Áfricas, Américas – reexistências. Organizadores: Ana Lúcia Silva Souza; Marcos Antônio Alexandre e Maria Anóri.