Início do conteúdo

IFSertãoPE promove workshop para fortalecer integração de atividades extensionistas nos cursos de graduação


O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) realizou, na última terça-feira (15), o  evento “Workshop de Curricularização da Extensão”, com o intuito de consolidar a implementação da Curricularização da Extensão em seus cursos de graduação. A iniciativa, organizada pelas Pró-Reitorias de Extensão e Cultura e de Ensino, foi realizada de forma online e reuniu coordenadores de cursos, docentes, técnicos administrativos e estudantes, interessados no fortalecimento da extensão nos currículos dos cursos superiores do IFSertãoPE.

O evento faz parte de um esforço do IFSertãoPE na implementação da curricularização da extensão, alinhando-se às diretrizes nacionais que estabelecem a integração de, no mínimo, 10% de carga horária dos cursos de graduação em atividades extensionistas. Desde 2019, o IFSertãoPE tem promovido uma série de ações voltadas à consolidação desse processo, entre elas a elaboração colaborativa da resolução interna que regulamentou a curricularização. A publicação da Resolução nº 07/2021, que aprovou a regulamentação da curricularização da extensão no IFSertãoPE, pelo Conselho Superior do IFSertãoPE foi um marco importante, estabelecendo as diretrizes para a operacionalização da curricularização.

O workshop foi iniciado com as falas institucionais dos pró-reitores de Ensino, Rafael Aquino, e de Extensão e Cultura, Adeísa Carvalho, e da presidente da comissão realizadora do evento, Rosilene Oliveira. Em seguida, a chefe do Departamento de Extensão, Anne Rose Barboza, apresentou o tema do evento, a partir do histórico de ações realizadas pelo IFSertãoPE, discorrendo também sobre o processo de implantação, operacionalização e registros das atividades.

A segunda parte do evento foi dedicada à apresentação de experiências exitosas de curricularização realizadas no Campus Petrolina Zona Rural. As professoras Maria Akemi, Ana Rita Leandro e Andrea Moreira compartilharam práticas pedagógicas que integram ações extensionistas às disciplinas, potencializando o aprendizado por meio da aplicação prática do conhecimento, além de dar protagonismo aos estudantes que atuam em contextos reais.

Neste sentido, as estudantes do curso de Agronomia, Evelyn Castro e Ana Júlia Garcia, deram depoimentos sobre suas participações em atividades de extensão e como isso impacta na formação, destacando a centralizada discente no processo de curricularização, reforçando o protagonismo estudantil e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. “Realizamos um evento que abriu um leque de oportunidades tanto para a gente, que organizou, como para quem participou. Como discente, a gente acredita que o componente curricular de extensão é extremamente importante, uma vez que aproxima a gente da sociedade, de uma visão de futuro”, pontuou Garcia.

Na sequência, a Coordenadora de Extensão do Campus Salgueiro, Michele Rufino, apresentou funcionalidades do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), demonstrando aos servidores os procedimentos de registro e acompanhamento das atividades de extensionistas vinculadas aos componentes curriculares dentro do sistema.

O Suap é essencial no registro da curricularização no IFSertãoPE, porque a resolução interna que regulamenta o assunto estabelece que as atividades extensionistas, como programas, projetos, cursos, oficinas, eventos ou prestação de serviços, sejam registradas no sistema. Este processo permite o acompanhamento e avaliação institucional das iniciativas, promovendo controle e transparência no desenvolvimento das ações. O tutorial para docentes e discentes referente à avaliação das atividades extensionistas e distribuição da carga horária pode ser está disponível neste link.

Jadir Souza/Ascom

Fim do conteúdo