Encontros e Reuniões
IFSertãoPE promoveu 6º encontro de Tecnologia da Informação (TI)
O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) realizou, entre os dias 12 e 14 de novembro, o 6º Encontro de Tecnologia da Informação (TI), que reuniu todos os profissionais da área do instituto. Com o tema “Segurança da Informação do Usuário”, o evento teve como objetivo promover a integração entre os participantes, oferecer capacitação e desenvolver competências técnicas essenciais para a evolução tecnológica do IFSertãoPE.
O primeiro dia do encontro foi marcado pela troca de experiências e ideias entre os participantes, criando uma rede de contatos voltada ao fortalecimento das práticas de TI dentro do Instituto. Nesse momento inicial, foram também apresentados os projetos realizados em 2024 e as iniciativas planejadas para 2025, com destaque para o plano de capacitação contínua e o lançamento do novo Painel de Dados da DGTI.
Nos dias 13 e 14, os participantes contaram com palestras e treinamentos práticos sobre segurança da informação, com a participação de profissionais da Univasf e Ebserh. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Klemmerson Amariz, destacou a importância do evento para os servidores de Tecnologia da Informação “O encontro busca manter os profissionais de TI atualizados sobre novas tecnologias, ferramentas e processos de trabalho, de modo que continuem colaborando e entregando ótimos resultados para a comunidade do IFSertãoPE.”
Uma das principais novidades foi a introdução da nova plataforma de segurança de Endpoint, que será implementada em 2025 em todas as unidades do IFSertãoPE. Essa plataforma irá proporcionar proteção robusta para os dispositivos conectados, prevenir ameaças avançadas como malware e ransomware, monitorar atividades suspeitas em tempo real e restringir acessos não autorizados, elevando o nível de segurança digital da instituição.
Para o Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Francisco Hamilton, o encontro foi fundamental para ampliar o conhecimento sobre a segurança digital “A gente aprende maneiras de dar segurança aos usuários, ao navegar na internet dentro da nossa instituição e também conhecemos soluções que podem reduzir os riscos do ambiente online”, concluiu.
Texto: Yanne Nascimento / Supervisão: Larissa Lins / ASCOM