Pesquisa e Inovação
Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSertãoPE reforça a importância de atualização do Currículo Lattes
Quem faz pesquisa no Brasil conhece bem o Currículo Lattes. A plataforma, hospedada no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é a principal ferramenta nacional para registro da vida acadêmica e científica de estudantes e pesquisadores no Brasil. O Lattes é a base curricular para análise e concessão de benefícios ou bolsas de fomento à ciência, tecnologia e inovação no país.
É também através o Currículo Lattes que as instituições conseguem consolidar indicadores de atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas por estudantes e pesquisadores. Em 2021, o Tribunal de Contas da União (TCU) exigiu, através do Acórdão nº 612/2021, a implantação de indicadores das atividades de pesquisa e extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em 2022, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/Mec) publicou a Portaria nº 299/2022 estabelecendo indicadores de pesquisa, inovação e extensão que devem ser reportados semestralmente pelas instituições e ficam disponíveis no Sistema de Monitoramento da Setec.
A Diretora de Pesquisa e Inovação (DPI) do IFSertãoPE, Jussara Adolfo Moreira, explica que o Currículo Lattes atualizado de estudantes e pesquisadores da instituição é fundamental para o cumprimento das exigências do TCU e da Setec/Mec. “O não cumprimento dessa obrigação impacta diretamente na qualidade dos indicadores do IFSertãoPE, podendo comprometer o planejamento e a avaliação de nossas ações institucionais”, ressalta Moreira.
Para estimular a atualização periódica do Currículo Lattes, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação deve reforçar a exigência, nos próximos editais da área, da apresentação da ferramenta curricular atualizada. Para ajudar estudantes e pesquisadores do IFSertãoPE a manterem o Lattes atualizado de forma correta, a DPI recomenda a edição do programa Trilha da Ciência, do Instituto Federal de São Paulo, disponível neste link.
A plataforma do Currículo Lattes pode ser acessada neste link.
Texto: Jadir Souza/Ascom