Realizada primeira reunião da nova equipe da Pró-Reitoria de Ensino do IFSertãoPE

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) realizou, na última quarta-feira (17), a 1ª reunião da equipe da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da nova gestão para o quadriênio 2024/2028. O encontro reuniu pró-reitores, técnicos e estagiários.

Na abertura, o Reitor Jean Carlos Alencar deu as boas-vindas e ressaltou a importância da colaboração entre as pró-reitorias do IFSertãoPE. Participaram do evento os pró-reitores Rafael Aquino (Ensino), Adeisa Guimarães (Extensão), Klemmerson Gomes (Desenvolvimento Institucional). Os gestores destacaram a necessidade de um trabalho coletivo para alcançar os objetivos da instituição.

Para o Pró-Reitor de Ensino, professor Rafael Aquino, a reunião foi um momento de conhecimento mútuo entre os servidores que compõem a Proen. “Conhecer as pessoas é fundamental. Ouvi-las é muito importante, porque é o começo de nosso planejamento estratégico”, comentou Aquino.

Durante a manhã, a terapeuta sistêmica e pedagoga do Instituto Namastê, Graciosa Maria, realizou um momento formativo com os servidores e abordou o tema “Educação e Conexão: o meu lugar no sistema”. Na apresentação, ela destacou a importância do pensamento sistêmico na educação, mostrando como cada indivíduo pode contribuir com o coletivo. “É fazer com que cada pessoa olhe para a própria história e, a partir disso, possa contribuir com a história da instituição. Olhar para si para ter um impulso maior em direção à história dos estudantes”, explicou a terapeuta.

Graciosa também enfatizou a necessidade de cada servidor refletir sobre sua trajetória e seu papel no sistema educacional. “Esse momento é um impulso, pois estamos iniciando uma nova gestão e é fundamental que cada um compreenda e se posicione dentro do sistema”, disse.

A Pró-Reitoria de Ensino é a responsável por acompanhar o desenvolvimento e a execução das atividades pedagógicas do IFSertãoPE. De acordo com o Pró-Reitor, Rafael Aquino, o trabalho da Proen será pautado pelo diálogo com os diversos segmentos que compõem o instituto, promovendo uma gestão participativa. “A escuta ativa e permanente, a verdade e a sinceridade crítica e a valorização da competência da equipe da Proen serão destacadas”, concluiu Aquino.

Texto e fotos: Yanne Nascimento
Sob supervisão de Jadir Souza