Servidores
Aberto prazo para identificação de necessidades de servidores para o Plano de Desenvolvimento de Pessoas
Os servidores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) têm até o dia 15 de agosto para apresentar as necessidades de desenvolvimento para compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do instituto. Esse plano, elaborado anualmente pela Diretoria de Gestão de Pessoas, é um documento que norteias as ações de desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores da instituição e atende às exigências instituídas pelo Decreto n.º 9.991/19.
A elaboração do PDP segue quatro etapas. No primeiro momento, que segue até o dia 15 de agosto, é realizada a identificação das necessidades de desenvolvimento. A orientação é de que os servidores se reúnam setorialmente e discutam as demandas necessárias para o aperfeiçoamento das ações do setor. Feito isso, uma pessoa deve ser designada para registrar as demandas elencadas no Portal Sipec. Caso o servidor escolhido para inserir essas informações ainda não tenha cadastro no portal do Governo Federal, deve solicitar liberação de acesso através deste formulário eletrônico.
Após essa primeira etapa, a chefia imediata do setor fará a validação das necessidades (de acordo com o calendário, esta análise deve ser realizadas entre os dias 18 e 29 de agosto) e as encaminhará, através do Portal Sipec, para a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). Para isso, as chefias estão estabelecidas da seguinte forma no portal eletrônico:
- Nos campi: Diretor-Geral, Diretor/Chefe do Departamento de Ensino ou Diretor/Chefe do Departamento de Administração, conforme lotação do servidor;
- Na Reitoria: Pró-Reitores ou Reitor/Diretor Executivo, conforme a lotação do servidor.
Após esse processo de envio das necessidades, a DGP homologará as demandas que se enquadrem nos critérios existentes e as submeterá à autoridade superior do IFSertãoPE. Feito isso, as demandas cadastradas serão enviadas para avaliação e aprovação do Órgão Central do Sipec, que é o responsável por autorizar o IFSertãoPE a promover as atividades de desenvolvimento.
Todo esse processo de levantamento e cadastro de necessidades para o PDP está descrito, passo-a-passo neste infográfico. Para ajudar na construção do plano, os servidores podem acessar o Guia de Elaboração do PDP e o informe sobre o PDP 2026. Quaisquer dúvidas sobre o processo de levantamento e cadastro das necessidades podem ser encaminhadas para a DGP pelo e-mail: capacita@ifsertaope.edu.br.
Jadir Souza/Ascom