Núcleos de Apoio
Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) é um órgão deliberativo, de assessoramento e acompanhamento das ações no âmbito da educação inclusiva. Encontra-se ligado diretamente à Pró-Reitoria de Ensino e, em cada campus, à Diretoria de Ensino ou setor correlato, de acordo com o organograma de cada campus.
- Representar a Coordenação Geral em ocasiões em que se fizer necessário;
- Acompanhar os trabalhos realizados pelos Napnes dos Campi;
- Manter os Napnes nos campi atualizados com a legislação e informações sobre políticas inclusivas;
- Acompanhar as políticas, programas e ações relativas ao acesso, permanência e êxito dos estudantes com necessidades específicas no IF Sertão-PE através do acompanhamento sistêmico aos Napnes;
- Promover a articulação das políticas inclusivas encaminhadas pelo Ministério da Educação junto aos Campi;
- Propor atividades de formação para as áreas relativas à inclusão;
- Promover/ Incentivar/ Propor quebra de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas e atitudinais nos campi;
- Difundir informações e resultados de estudos sobre a temática, no âmbito interno e externo dos campi, articulando ações de inclusão em consonância com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica;
- Propor diretrizes a serem executadas pelos Napnes dos Campi;
- Mapear necessidades para melhorias em relação à formação dos membros dos Napnes dos Campi;
- Convocar as reuniões dos campi e coordená-las.
Coordenador do Napne/Reitoria
- Denis Fabricio de Fonseca Leal | rt.napne@ifsertao-pe.edu.br
Napne Campus Petrolina | cp.napne@ifsertao-pe.edu.br
Napne Campus Petrolina Zona Rural | czr.napne@ifsertao-pe.edu.br
Napne Campus Floresta | cf.napne@ifsertao-pe.edu.br
Napne Campus Salgueiro | cs.napne@ifsertao-pe.edu.br
Napne Campus Ouricuri | co.napne@ifsertao-pe.edu.br
Napne Campus Serra Talhada | cst.napne@ifsertaope.edu.br
Napne Campus Santa Maria da Boa Vista |csmbv.napne@ifsertao-pe.edu.br
Intérpretes de Libras
- Campus Floresta – aliny.yara@ifsertao-pe.edu.br
- Campus Petrolina – cp.interprete@ifsertao-pe.edu.br | claudia.aguiar@ifsertao-pe.edu.br | clecia.souza@ifsertao-pe.edu.br | raquel.lopes@ifsertao-pe.edu.br
- Campus Petrolina Zona Rural – marcia.efigenia@ifsertao-pe.edu.br
- Campus Salgueiro – edicleide.conserva@ifsertao-pe.edu.br | aline.araujo@ifsertao-pe.edu.br
- Campus Santa Maria da Boa Vista – mirrael.mesquita@ifsertao-pe.edu.br
Formulários
Normas e Regulamentos
- Resolução n.º 33/2016 – Regimento Interno do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (Napne).
- Resolução n.º 45/2022 – Aprova o Regulamento dos Intérpretes de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE.
- Instrução Normativa n.º 4/2020 – Institui o Documento orientador para o atendimento remoto às Pessoas com Necessidades Específicas do IFSertãoPE.
- Resolução n.º 10 – Aprova o Regulamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).
Núcleo Pedagógico (Nupe)
O Núcleo Pedagógico é um órgão sistêmico vinculado à Pro-reitoria de Ensino (Proen) para tratar das questões acerca do trabalho pedagógico no âmbito do IFSertãoPE, de articulação e comunicação sistêmica entre os núcleos pedagógicos nos Campi, tendo em vista o planejamento, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação das questões pedagógicas institucionais.
O Núcleo Pedagógico da Reitoria atualmente coordena a Comissão de Capacitação dos Núcleos Pedagógicos, por meio da Portaria n.º 53/2020/Proen/IFSertãoPE. Essa comissão é um projeto da Pró-Reitoria de Ensino, na forma de criar um coletivo dos núcleos, onde agrega representantes dos núcleos pedagógicos de todos os Campi, para o planejamento e realização de formação continuada para os núcleos pedagógicos, no âmbito institucional.
- Prestar assessoria técnico-educacional à Pró de Reitoria de Ensino e aos Campi, nas questões técnico-pedagógicas ou outras necessárias;
- Realizar assessoria e análise técnico-pedagógica, em pares, de propostas de criação/mudança curricular de PPC ou outros documentos do gênero;
- Emissão de parecer de natureza técnico-educacional e didático-pedagógica, quando necessário;
- Assessorar e participar de projetos pedagógicos, extensão, pesquisa e desenvolvimento institucional, quando solicitado;
- Facilitar o processo comunicativo entre as equipes pedagógicas dos Campi;
- Executar orientações técnico-pedagógicas, notas técnicas e outros documentos do gênero;
- Planejar e colaborar na execução de programas e políticas de formação docente em conformidade com a Direção/Departamento de Ensino e o Núcleo Pedagógico do Campus;
- Construir propostas de políticas de incentivo a inovações pedagógicas e apoiar o seu desenvolvimento;
- Apoiar as equipes pedagógicas dos Campi na publicização de ações exitosas e experiências docentes, com foco nas práticas pedagógicas;
- Atender outras demandas de natureza técnico-educacional da instituição, entre outras.
Pedagogos e técnicos em assuntos educacionais lotados na Pró-Reitoria de Ensino que estejam envolvidos com a atuação no trabalho pedagógico da instituição. Os componentes do NuPe Reitoria elegem, dentre os pares, um responsável e um suplente, a fim de organizar e democratizar o fluxo comunicativo das questões internas.
- Assessorar a Pró-Reitoria de Ensino e os Núcleos Pedagógicos nos campi, no que diz respeito à formação docente, ao currículo educacional e, outras questões do ensino;
- Identificar necessidades formativas dos membros das equipes pedagógicas nos campi;
- Elaborar o planejamento estratégico das ações junto aos Núcleos nos campi;
- Apoiar e contribuir em ações de formação continuada dos professores, coordenadores de cursos e membros das equipes pedagógicas respondendo, tanto às demandas gerais das Direções de Ensino, dos Núcleos Pedagógicos dos Campi, como às específicas da Pró-Reitoria de Ensino;
- Realizar reuniões de trabalho sistematicamente com os núcleos nos campi para ajustes no planejamento de ações, em consonância com a Pró-reitoria de Ensino e Direção de Ensino ou Departamento de Ensino;
- Analisar os resultados de avaliações internas e externas e propor medidas para melhoria dos indicadores da eficiência acadêmica;
- Divulgar o relatório anual das ações dos Núcleos Pedagógicos (NuPes), entre outros.