Início do conteúdo

Professores representam o IFSertãoPE no I Encontro Nacional dos Centros de Línguas da Rede Federal EPCT


Professores do IFSertãoPE representaram a instituição no I Encontro Nacional dos Centros de Línguas da Rede Federal EPCT, que ocorreu entre os dias 14 e 16 de maio, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), com o objetivo de discutir as políticas e práticas de implementação e desenvolvimento dos Centros de Língua. O evento reuniu representantes de todas as 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT).

Na programação, os representantes de Centros de Línguas e Escritórios de Relações Internacionais puderam participar de palestras, oficinas, discussões e práticas pedagógicas em torno do tema “Mapeamento e Estruturação dos Centros de Línguas da Rede Federal EPCT”.

Participaram a coordenadora do Centro de Línguas do campus Petrolina, Roberta Godoy; a professora de Língua Inglesa, Gleiciana Baracho, que apresentou as ações do Centro de Línguas do campus Petrolina Zona Rural; o professor de Língua Inglesa do campus Salgueiro, Ednaldo Feijó, que apresentou trabalho sobre a prática de gramática e escrita em língua inglesa por meio da aprendizagem baseada em problemas; e o professor de Língua Inglesa do campus Santa Maria da Boa Vista, Josinaldo Nascimento, que apresentou sobre aprendizagem de língua inglesa por meio de extensão e pesquisa no LABLIN.

“Fomos compartilhar experiências com todos os Centros de Línguas do país e ficamos orgulhosos de sermos exemplos para outras instituições”, afirmou a professora Gleiciana Baracho.

No último dia do evento, a discussão foi em torno do questionamento “Qual Centro de Línguas queremos para a Rede”, que culminou com a elaboração de carta manifesto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), reivindicando apoio para a criação de uma Política Linguística para a Rede Federal, investimentos em laboratórios de línguas e adequações na carga horária docente para atuação nos Centros de Línguas.

Fim do conteúdo