Início do conteúdo

Com ampla programação, IFSertãoPE realiza I Encontro de Gestores Educacionais 


Entre os dias 10 e 12 de dezembro, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) promoveu o I Encontro de Gestores Educacionais, realizado no auditório da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), em Petrolina-PE. O evento, que teve como objetivo dialogar sobre temáticas transversais às atividades de ensino, reuniu gestores da Reitoria e dos sete campi do IFSertãoPE, dentre os quais coordenadores de cursos e das áreas de pesquisa e extensão, além de integrantes dos Núcleos Pedagógicos.

Envolvendo uma programação diversificada, o encontro teve início na manhã de terça-feira (10), com a realização da sessão de abertura e a apresentação de diferentes painéis temáticos. Temas como “Gestão para uma Educação Afetiva/Efetiva”, “Planejamento 2025: Discussões propositivas para qualidade, inclusão e inovação educacional no IFSertãoPE”, “Novo Ensino Médio” e “Curricularização da Extensão no IFSertãoPE” foram os destaques do primeiro dia.

 

 

No dia seguinte (11), foram realizados painéis e minicursos, com apresentações sobre a “Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e seus indicadores como ferramenta de gestão”, “Metodologias Inovadoras para Educação Profissional e Tecnológica” e “Metodologia da Matriz Orçamentária da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. Na manhã de quinta-feira (12), que assinalou o encerramento do evento, as discussões dos dias anteriores foram retomadas com as apresentações de novos painéis e rodas de conversa, como “O IFSertãoPE em números”, “Relatos de experiências de ações bem-sucedidas no IFSertãoPE” e o “O papel do coordenador de curso no contexto do IFSertãoPE”.

 

 

Segundo a coordenadora do Núcleo Pedagógico (Nupe) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e membro da comissão organizadora do evento, Rosilene Oliveira, o encontro teve como proposta discutir diferentes temáticas relacionadas com o contexto cotidiano dos gestores educacionais dos campi. “É tanto que, na programação, incluímos diversas temáticas relacionadas a eles, como, por exemplo, a curricularização da extensão, uma gestão mais afetiva e efetiva e também uma discussão sobre o novo Ensino Médio, já que nós vamos passar por um processo de discussão e reestruturação de todos os PPCs, aqui do IFSertãoPE, no próximo ano”, destaca Rosilene.

 

 

De acordo com o pró-reitor de Ensino do IFSertãoPE, Rafael Aquino, além de possibilitar um espaço formativo e integrativo para os gestores educacionais da instituição, a realização do encontro também corresponde a um anseio antigo da própria comunidade interna. “O primeiro Encontro de Gestores Educacionais tem sido, desde anos anteriores, uma demanda da comunidade para que a gente pudesse reunir os gestores e, principalmente, para dar a alguns cargos de gestão o devido reconhecimento, a exemplo dos coordenadores de curso, de pesquisa e de extensão”, relata o pró-reitor. “Para o futuro, a nossa perspectiva é ampliarmos esse público, considerando outras pastas, outros eixos da área do Ensino no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, como a assistência estudantil e o acompanhamento de saúde”, prevê.

 

 

Além de gestores do IFSertãoPE, também participaram do encontro convidados externos, vinculados ao Instituto Federal da Bahia (IFBA, Campus Juazeiro), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e à Universidade de São Paulo (USP). A programação completa do I Encontro de Gestores Educacionais pode ser consultada aqui.

Texto: Tito Souza / Ascom

 

Fim do conteúdo