Governo Federal anuncia a criação de 100 novos Institutos Federais; Pernambuco vai receber seis unidades

Uma cerimônia realizada nesta terça-feira (12), no Palácio do Planalto, marcou um momento importante para a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira: o anúncio da criação de 100 novas unidades de Institutos Federais no Brasil. Com a expansão, devem ser criadas 140 mil novas vagas em IF’s em todo o país, a maior parte delas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Em Pernambuco, serão inaugurados seis novos campi de IF’s, em cidades e regiões sem unidades ou com baixa cobertura dos institutos. As cidades contempladas são: Águas Belas, Araripina, Bezerros, Goiana, Recife e Santa Cruz do Capibaribe. Ainda não há informações sobre quais novos campi serão integrados ao Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).

Ao todo, o Governo Federal vai investir R$ 3,9 bilhões para essa expansão através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Desse montante, R$2,5 bilhões serão investidos na construção das novas unidades e R$ 1,4 bilhão na consolidação dos campi já existentes, com a ampliação da estrutura já existente.

A cerimônia de anúncio contou com a participação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Educação, Camilo Santana, da Reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Leopoldina Veras, e de outras autoridades e convidados. Atualmente, a Rede Federal conta com 682 unidades e mais 1,5 milhão de matrículas.

Texto: Jadir Souza/Ascom