Pesquisa e Inovação
IFSertãoPE lança edital para bolsas remanescentes do PIBITI
O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) publicou, nesta quinta-feira (24), o edital n.º 93/2025, que trata das inscrições para o processo que vai selecionar interessados bolsas remanescentes do CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) nível superior. As inscrições começam no dia 30 de julho e seguem até o dia 24 de agosto.
São oferecidas quatro bolsas, com reserva de uma quota para pessoas com deficiência. As bolsas têm valor de R$ 700,00 mensais e são reservadas para estudantes de Nível Superior. Para se inscrever, os interessados devem enviar a documentação exigida no 2.2 do edital, através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), observando todas as exigências e orientações. As propostas submetidas devem estar vinculadas a no mínimo um e no máximo três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030.
Ao se inscrever, o estudante e o orientador da proposta se comprometem a cumprir com os compromissos elencados pelo edital. O não cumprimento dessas obrigações pode acarretar no em penalidades diversas. A seleção das propostas será realizada em três etapas: pré-análise documental pelas Coordenações de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação dos campi; análise técnica, científica e tecnológica por revisores Ad hoc; e o julgamento final pelo Comitê Interno de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Os critérios de análises e os baremas de avaliação das propostas estão descritos no item 8 e seus subitens do edital.
Todos os prazos de cada etapa estão estipulados no cronograma do edital, que consta no item 9. O resultado final da seleção está previsto para ser publicado no dia 26 de setembro e as bolsas terão vigência de 01 de outubro de 2025 a 31 de agosto de 2026.
Clique aqui para acessar o edital completo.
Jadir Souza/Ascom